A Faculdade de Medicina Dentária, da Universidade Católica em Viseu, celebra 5…
Miauuu! Chamaram por mim? Sou a Bella, a gatinha mais fofinha, saltitante…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
por
Carolina Ramalho dos Santos
por
Amnistia Internacional
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
A associação desportiva Leões da Beira, em Viseu, inaugurou este sábado (16 de julho) o novo campo sintético do parque desportivo. Um investimento que ascende os 400 mil euros e que há muito era esperado.
Berito Esteves, presidente do clube, fala no concretizar de um objetivo. “Esta obra que inauguramos, o arrelvamento sintético do parque desportivo dos Leões da Beira foi o culminar de um sonho e de um objetivo que esta direção tinha, quando tomou posse há cerca de cinco anos. Acaba com um atraso devido à pandemia, mas concluímos e foi um motivo de orgulho para todos os associados, para toda a comunidade da freguesia de Rio de Loba, que podem agora desfrutar de um de um parque desportivo magnifico”, disse.
Segundo o responsável, cerca de 200 mil euros do investimento são apoios de diferentes entidades como Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), autarquia e junta de freguesia. Ainda assim, o presidente do clube garante que o grande apoio veio de anónimos e empresas.
“Este projeto começou com uma candidatura ao PRID [Programa de Reabilitação de Instalações Desportivas], do IPDJ, onde obtivemos a melhor classificação a nível nacional e recebemos cerca de 46 mil euros. Candidatámos-mos também a um apoio da autarquia, que contemplava construções e requalificações de infraestruturas desportivas, onde davam prioridade às que já estavam a ser financiadas pelo Estado, que era o nosso caso, e recebemos cerca de 150 mil euros. Tivemos também um apoio para a requalificação dos balneários de 30 mil euros e a Junta de Freguesia de Rio de Loba, no anterior executivo, deu um apoio de 12 mil euros. Na totalidade de apoios tivemos cerca de 200 mil euros, mas a obra já ascende os 400 mil. Mas tivemos muita gente a apoiar, anónimos, muitas empresas, quer com equipamento e material. Sem dúvida que, a complementar o apoio das instâncias, o principal apoio foi da comunidade e empresas”, explicou.
Este “sonho” do requalificação do campo começou com uma parceria com o Dínamo Clube da Estação. “Quando esta direção tomou posse, e definiu este objetivo, houve vários clubes que tentaram protocolar connosco para esta meta, a realidade é que escolhemos o Dínamo pela qualidade e resultados na formação. Em boa hora escolhemos este clube como parceiro para levar a cabo este objetivo. No sábado foi o culminar de um sonho, que nos encheu de orgulho”, disse Berito Esteves.
O campo será usado pelo Leões da Beira e Dínamo Clube da Estação e está ainda celebrado um protocolo com a autarquia viseense, que pode usufruir de quatro horas semanais.
“O espaço tem como prioridade o Leões da Beira e o Dínamo. Temos também um protocolo com a câmara, para que possam usufruir de quatro horas semanais. E depois, há solicitações de várias equipas, mas nós, o Dínamo e câmara é quase o garante das horas que temos”, disse.
Quanto ao futuro, Berito Esteves garante que passa por consolidar a formação e pensar em equipas sénior, mas “tudo feito de forma estruturada”, para não serem dados “passos em falso”.
“O Dínamo tem formação até aos iniciados e nós iríamos completar a formação nos escalões a seguir. Há dois anos que temos os juvenis, para o ano iremos ter uma equipa de juniores. O próximo objetivo será os sub-23, mas sempre com uma sequência gradual e com as coisas bem cimentadas e bem estruturadas, para não darmos passos em falso”, sublinhou.
O Centro Social Cultural Recreativo e Desportivo Leões da Beira inauguram o novo espaço desportivo quando estão a celebra 52 anos de existência.