Fundada em Castro Daire há mais de 35 anos, a Paviléctrica entra…
No episódio de “A Comer é que a Gente se Entende”, o…
As casas antigas são mais do que casas. São testemunhas da nossa…
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Carlos Vieira
por
Jorge Marques
As memórias de avós de Canas de Senhorim vão passar a ficar eternizadas num livro que será apresentado no final deste mês. A obra “Avós de Canas”, com 270 páginas, será lançada a 31 de julho.
Ao todo, foram entrevistados idosos com idades entre os 85 e os 108 anos no livro que vivencia as suas memórias do passado. O objetivo foi apresentar relatos de época para serem preservados para memória futura, educando as novas gerações.
O autor do livro, Mário Mouraz, explica que, para este projeto, conversou com “32 avós e avôs de Canas de Senhorim”. “O objetivo era recolher histórias da infância e juventude para que não se perdessem essas histórias de como eram os anos 20, 30 e 40 e eternizar essas memórias”, refere.
O escritor natural da vila do concelho de Nelas refere que se tratam de “histórias incríveis de resiliência, partilha e valores que já não estão tão presentes na nossa sociedade e que foram cruciais para estas pessoas terem sobrevivido, vivido bem e melhorado as suas condições”.
Mário Mouraz acredita que estas histórias tinham que ser contadas e que era impensável perder o testemunho dos idosos.
“É uma história que nós queremos contar para passar aos netos para ver como era viver no antigamente e não ter tudo como assegurado. Foi um projeto muito enriquecedor e as memórias, a partir de agora, vão ficar sempre registadas”, acrescenta.
Mário Mouraz refere ainda que, na sequência deste projeto, há agora outras vilas e aldeias do país “que começaram a replicar o projeto”, nomeadamente na região do Minho. A obra será apresentada no auditório dos Bombeiros de Canas de Senhorim.