Miauuu! Chamaram por mim? Sou a Bella, a gatinha mais fofinha, saltitante…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
O Natal é um momento de união, onde o amor se torna…
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Jorge Marques
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prolongou até à tarde de segunda-feira o aviso amarelo de calor emitido para o distrito de Viseu. O alerta teve início este sábado às 09h00 e só termina às 18h00 de segunda-feira, o primeiro dia do mês de agosto.
O aviso amarelo justificado pelo IPMA pela “persistência de valores elevados da temperatura máxima”. Para hoje para Viseu são esperados 36 graus de temperatura máxima, para amanhã já se preveem 37º e na segunda-feira 38º.
Para além de Viseu, também os restantes distritos do país, à exceção de Faro, estão sob aviso. Os distritos vizinhos de Vila Real, Bragança e Guarda estão com alerta laranja.
O aviso laranja, o segundo mais grave de uma escala de três, é emitido pelo IPMA sempre que existe uma situação meteorológica de risco moderado a elevado que requer atenção para as orientações da Proteção Civil, e o amarelo, o menos grave, é emitido sempre que existe um risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.
O continente estará hoje também com índice ultravioleta muito elevado, pelo que aconselha cuidados como evitar uso de óculos de sol, chapéu e t-shirt, guarda-sol, protetor solar e que se evite a exposição de crianças ao sol.
Devido ao tempo quente todos os concelhos do distrito de Viseu apresentam este sábado perigo máximo de incêndio rural. Segundo o IPMA, o risco de fogo florestal vai manter-se no nível máximo no interior Norte e Centro do país pelo menos até quarta-feira.
Também a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) lançou um aviso à população para o perigo de incêndios até segunda-feira, devido às temperaturas altas previstas e graus de humidade baixos, apelando para comportamentos preventivos.