Fundada em Castro Daire há mais de 35 anos, a Paviléctrica entra…
No episódio de “A Comer é que a Gente se Entende”, o…
As casas antigas são mais do que casas. São testemunhas da nossa…
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Carlos Vieira
por
Jorge Marques
As crianças da Misericórdia de Lamego estão a viver, desde o início do verão, uma “experiência sensorial única” através do tato, do olhar, dos ouvidos e do cheiro.
As crianças do jardim de infância e do Centro de Apoio Educativo da instituição têm explorado a área envolvente da Quinta do Poço no projeto “Quinta dos Sentidos”, onde os mais novos poderão descobrir o que a natureza tem de melhor.
Segundo explica a Misericórdia, na “Quinta dos Sentidos”, os brinquedos “são, muitas vezes, criados e reinventados a partir de materiais encontrados na Quinta do Poço ou então vindos de outros locais”.
Lá, as crianças participam em atividades de leitura e pintura, brincam ao faz-de-conta e jogam em atividades físicas que combatem o sedentarismo. Com esta iniciativa, a instituição propõe atividades que contrastam com o “entretenimento digital a que os mais novos estão cada vez mais habituados”.
Depois do verão, a Misericórdia quer abrir as portas da iniciativa a toda a comunidade escolar do concelho de Lamego, introduzindo também novas valências.
O provedor da Santa Casa, António Carreira, diz-se satisfeito com a experiência e refere que o objetivo é “contribuir para o seu bem-estar e que tenham, deste modo, uma infância mais saudável ao ar livre”.
“Brincar no meio da Natureza estimula a criatividade e imaginação e alarga o seu conhecimento em diferentes áreas. No fundo, criámos uma grande sala de atividades ao ar livre que é um fator diferenciador da nossa educação pré-escolar, em comparação com as restantes instituições”, acrescenta.