O Natal é um momento de união, onde o amor se torna…
A Pousada de Viseu recebeu no passado sábado, a tão aguardada 9ª…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
por
Jorge Marques
por
Magda Matos
Tondela volta a receber o Concurso Queijos de Portugal nos dias 13 e 14 de outubro, numa prova organizada pela Associação Nacional dos Industriais de Lacticínios (ANIL).
A organização refere que, nesta iniciativa “que visa dinamizar o setor e desafiar os produtores a apresentarem as suas mais recentes novidades e inovações” e que chega à 13.ª edição, vão ser avaliados queijos em 24 categorias, incluindo uma nova, a do queijo com culturas de superfície.
O evento – cujas provas também decorreram no ano passado em Tondela – reúne habitualmente mais de 200 queijos a concurso, que são distribuídos por categorias distintas como queijo flamengo, queijo amanteigado de vaca, queijo de cabra, queijo fresco e requeijão.
No ano passado, duas empresas da região de Viseu foram premiadas no concurso. A Lacticínios do Paiva, uma empresa sediada em Lamego, ganhou nas categorias de queijo fresco de vaca e de queijo de vaca de cura normal, enquanto o Queijo D. Sebastião da empresa Lacto Serra, de Aguiar da Beira, ganhou a categoria de mistura com cura normal.
Segundo Maria Cândida Marramaque, diretora geral da ANIL, o objetivo do concurso é “promover e estimular o desenvolvimento da indústria queijeira, no sentido de proporcionar mais e melhores escolhas, bem como fomentar o conhecimento e o posicionamento do produto junto do consumidor”.
A organização lançou o convite a mais de 400 empresas produtoras de queijo para participarem na competição que decorrerá com provas cegas. O júri vai incluir representantes do setor queijeiro, dos organismos de controlo e certificação, das instituições de ensino, da restauração, da gastronomia, da distribuição e de empresas do setor industrial.
As inscrições terminam a 30 de setembro e a entrega de amostras deverá feita nas vésperas do concurso, a 11 e 12 de outubro.