A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
O Natal é um momento de união, onde o amor se torna…
A Pousada de Viseu recebeu no passado sábado, a tão aguardada 9ª…
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Jorge Marques
A associação Just a Change regressa a Tondela já na próxima segunda-feira (15 de agosto). Os voluntários vão permanecer até 28 de agosto para ajudar a reconstruir três casas degradadas do concelho.
As intervenções vão beneficiar seis pessoas, que vão passar em habitações com mais conforto e qualidade. A iniciativa, que vai decorrer durante duas semanas, será feita no âmbito do programa Camp In, que passa por vários concelhos do país.
A porta-voz da Just a Change, Constança Dias, explica que as casas intervencionadas ficam nas localidades de Fermentelos, Santiago de Besteiros e Caparrosa. “Vamos fazer obras profundas em todas as casas, incluindo dois telhados e duas casas de banho que vão ser construídas de raiz, bem como a ligação destas habitações que não têm WC à rede de esgotos e saneamento”, refere.
O trabalho será feito com a colaboração de cerca de 30 voluntários, “impactando assim a vida de seis beneficiários”. As obras, acrescenta Constança Dias, vão ser enquadradas “num protocolo com a Câmara Municipal, que é quem financia as nossas obras, finaliza os casos e depois faz o acompanhamento após a intervenção”.
A Just a Change já tem colaborado noutras intervenções realizadas na região, sobretudo em casas devastadas pelos incêndios de 2017. No ano passado, cerca de 40 voluntários reabilitaram quatro habitações também situadas no concelho de Tondela.
A Just a Change é uma instituição que se dedica a reabilitar casas de pessoas que vivem em situações de pobreza habitacional. Desde 2010, a associação reabilitou mais de 280 casas e 75 instituições, impactando a vida de mais de 5.000 beneficiários e mobilizando mais de 5.000 voluntários nacionais e internacionais.