A Faculdade de Medicina Dentária, da Universidade Católica em Viseu, celebra 5…
Miauuu! Chamaram por mim? Sou a Bella, a gatinha mais fofinha, saltitante…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
por
Carolina Ramalho dos Santos
por
Amnistia Internacional
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
Há duas empresas interessadas em instalar-se no concelho de Sátão, prometido criar no total 25 empregos. A novidade foi avançada ao Jornal do Centro pelo presidente da Câmara, Alexandre Vaz, a propósito das celebrações do feriado municipal, que se assinala este sábado (20 de agosto).
“Temos duas grandes empresas que ainda durante este ano começarão em trabalhos para se radicarem aqui. Uma vai criar 14 postos de trabalho e outra 11”, explicou o autarca, salientando que o executivo social-democrata que lidera está focado em “tentar arranjar empresas que se localizem no concelho” para à boleia dos novos empregos fixação população.
Alexandre Vaz escusou-se, no entanto, a revelar mais pormenores sobre os projetos empresariais em causa.
Para além do emprego, outra das prioridades do município são as acessibilidades. A Estrada Nacional (EN) 229, continua a principal reivindicação do autarca e das gentes de Sátão no que diz respeito à rodovia.
Segundo o presidente da Câmara, as obras de requalificação da via, no troço entre o concelho satense e Cavernães, já foram entregues a um empreiteiro por parte da empresa pública Infraestruturas de Portugal.
“Pela informação que temos, os trabalhos devem começar mais ou menos em novembro”, disse, salientando o restante traçado, entre Cavernães e o antigo IP5, foi posto a concurso público.
Alexandre Vaz fala “num acesso fundamental” para o concelho e que vai ficar desencravado com as obras que estão projetadas.
Prioridade é ainda a questão da água. O autarca social-democrata garante que 99% da população do concelho já tem abastecimento público e 98% das casas já possuem ligação à rede de saneamento básico.
Para melhorar o serviço às populações em termos de abastecimento de água, o município de Sátão pediu para aderir à empresa Águas do Douro e Paiva. O edil satense espera que candidatura seja aprovada em breve para o concelho ter “água mais abundante e melhor”.
Ainda em matéria de água, segundo Alexandre Vaz, o concelho precisa de uma nova Estação de Tratamento de Água (ETA), para “melhorar a qualidade” do abastecimento público. O projeto, disse, só poderá avançar com a ajuda do próximo quadro comunitário de apoio.
Já no que concerne aos esgotos, o autarca adiantou que espera que a nova Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) da vila entre em funcionamento já no próximo mês de setembro.
Segundo explicou, a infraestrutura está pronta, faltando apenas que a EDP ligue o equipamento à rede de abastecimento de eletricidade.
O feriado em Sátão celebra-se este sábado, mas não há sessão solene. O concelho está a celebrar as “Festas de São Bernardo”, desde a passada quinta-feira. Os festejos terminam amanhã, domingo, com a atuação de David Carreira, um dos cabeças de cartaz. Nos últimos dois anos não houve festa devido à pandemia.
Neste sábado, feriado, realiza-se a Feira Anual, a Feira do Gado e a Eucaristia às 11h00. Às 15h00, no Salão Nobre da Câmara Municipal é entregue o Prémio Literário Cónego Albano Martins de Sousa, que nesta edição foi ganho pelo ex-vereador no município e antigo governador civil de Viseu, Acácio Pinto, com a obra O Volframista.
Às 17h00, no Recinto da Feira de Sátão tem lugar a Garraiada e às 19h00, o Festival da Sopa, no Largo de São Bernardo. À noite, depois da atuação do Grupo SIGMA, sobe ao palco o cantor Paulo Gonzo.