quinta em tabuaço - Visit Portugal
Sofia Pereira
Cropped shot of instruments for diagnostic endoscopy gastroscopy colonoscopy close-up
261121083019a9f55af575cc44675655afd52fd8ee0b7e8852f2
221221102816ea5e4a48ad2623f3eea1d59d63cf34ae78d05d1d
140122144234ddd8df4b510d3e43d02babb42d9dd1f2fb699a5c

Antes de renovar o telhado ou substituir as telhas, é essencial tomar…

13.12.24

A Faculdade de Medicina Dentária, da Universidade Católica em Viseu, celebra 5…

13.12.24

Miauuu! Chamaram por mim? Sou a Bella, a gatinha mais fofinha, saltitante…

11.12.24

por
Joaquim Alexandre Rodrigues

 As águas e o almirante

por
Jorge Marques

 Entre o Sistema e a Liderança
Home » Notícias » Diário » Produtores de queijo da Serra da Estrela perspetivam aumento do preço do leite

Produtores de queijo da Serra da Estrela perspetivam aumento do preço do leite

 Produtores de queijo da Serra da Estrela perspetivam aumento do preço do leite
18.08.22
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Produtores de queijo da Serra da Estrela perspetivam aumento do preço do leite
15.12.24
Fotografia: Jornal do Centro
 Produtores de queijo da Serra da Estrela perspetivam aumento do preço do leite

O presidente da Estrelacoop – Cooperativa de Produtores de Queijo da Serra da Estrela disse esta quinta-feira que, “obrigatoriamente”, vai ter de haver uma valorização do preço do leite das ovelhas bordaleiras, a principal raça ovina leiteira de Portugal.

Em declarações à agência Lusa, Joaquim Lé de Matos salientou que a valorização do leite e do queijo de Denominação de Origem Protegida da Serra da Estrela é uma das consequências do incêndio que assolou gravemente aquela região.

“Os incêndios vieram, obviamente, fazer com que alguma da fileira do queijo da Serra da Estrela e alguns intervenientes, sobretudo os pastores, que fornecem o leite, batessem no fundo”, referiu o dirigente, explicando que o setor já se debatia com a seca extrema e o aumento “elevadíssimo” dos custos.

Segundo Joaquim Lé de Matos, o aumento deverá rondar entre os 6 e os 7 por cento, que “não chega ao valor da inflação e que vai ser insuficiente, mas vai contribuir para combater o impacto dos incêndios e da seca extrema”.

“Com a seca extrema e estes incêndios, verificamos que vai haver obrigatoriamente uma diminuição na produção de leite no próximo alavão, que se inicia em setembro”, frisou.

O presidente da Estrelacoop sublinhou que, consequentemente, vai haver uma redução da produção do queijo Serra da Estrela DOP e anunciou uma campanha de sensibilização aos consumidores para o “facto de existir uma pulverização do preço do queijo e, por sua vez, uma valorização do preço do leite”.

“Só assim é que esta fileira do queijo Serra da Estrela se manterá à tona”, enfatizou Joaquim Lé de Matos, antevendo um aumento do preço do queijo DOP Serra da Estrela entre 50 e 80 cêntimos por quilo.

De acordo com o dirigente, o objetivo da cooperativa é negociar com as grandes superfícies, que atualmente absorvem entre 75 e 78 por cento da produção, a um preço que varia entre os 17 e os 17,5 euros.

“Pelo menos, queríamos chegar aos 18 euros por quilo”, sublinhou.

Devido aos incêndios e à seca extrema, o presidente da Estrelacoop estimou que, numa situação normal, o rejuvenescimento da flora e as condições para o semeio de cereais para dar de suplemento às ovelhas vai demorar, no mínimo, dois anos.

“A biodiversidade está colocada em causa e tem de se fazer qualquer coisa a nível governamental, pois não é só aplicar medidas excecionais e apoios financeiros aos pastores”, defendeu Joaquim Lé de Matos.

A Estrelacoop, sediada em Celorico da Beira, tem cerca de oito dezenas de produtores de leite e de queijo associados, dos quais 29 são produtores certificados do queijo Serra da Estrela.

A cooperativa é também responsável pela DOP Queijo Serra da Estrela Velho, Requeijão Serra da Estrela e Borrego Serra da Estrela.

O Parque Natural da Serra da Estrela é a maior área protegida portuguesa e o incêndio, que lavrou durante 11 dias e se encontra em resolução desde a noite de quarta-feira, terá destruído mais de 25 mil hectares (sensivelmente um quarto da área total) em seis concelhos, de acordo com dados preliminares avançados pelas autoridades.

 Produtores de queijo da Serra da Estrela perspetivam aumento do preço do leite

Outras notícias

pub
 Produtores de queijo da Serra da Estrela perspetivam aumento do preço do leite

Notícias relacionadas

Procurar