Miauuu! Chamaram por mim? Sou a Bella, a gatinha mais fofinha, saltitante…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
O Natal é um momento de união, onde o amor se torna…
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Jorge Marques
Penalva do Castelo vai ter já no próximo ano uma praia fluvial. A garantia foi deixada ao Jornal do Centro por Francisco Carvalho, presidente do município penalvense. “Continuamos a recuperar mais açude no Rio Dão para criar resiliência ao sistema da água para definitivamente construirmos a nossa praia fluvial. Será em Castelo de Penalva, a 150 metros da Estação de tratamento de água”, detalha o autarca.
Diz Francisco Carvalho que “no próximo verão se o açude que andamos a construir, não tiver fuga de água, o rio Dão terá armazenamento de água, que vai permitir manter o caudal ecológico, para estar sempre a água na praia a correr e não estagnar ou ganhar bactérias, cumprindo com todos os requisitos para termos uma praia fluvial”.
O presidente da Câmara diz que a praia terá sanitários, um bar de apoio e alguns guarda-sóis e vai nascer no Açude do Vais.
Além deste investimento, Francisco Carvalho garante que decorrem mais obras no concelho. “Estamos a concluir as duas praças: a Praça do Município e Magalhães Coutinho, vamos avançar com a requalificação do Mosteiro do Santo Sepulcro que, provavelmente, se iniciará no início do mês de setembro para ser concluído em abril do próximo ano”, refere o presidente da Câmara de Penalva do Castelo.
Para o futuro o autarca considera a perda de população como um desafio para o Penalva do Castelo. “Nós precisávamos que viesse mais gente para o concelho e que houvesse mais estabilidade na população. Houve pessoas que saíram à procura de um futuro melhor. Estamos a contar com o regresso de alguns emigrantes para compensar estas saídas, mas, acima de tudo, era bom a população não diminuir”, refere Francisco Carvalho. O presidente da autarquia penalvense refere que existem “custos de estar perto de Viseu e de Mangualde”, por “serem cidades que têm oportunidades maiores do que Penalva do Castelo”, assinalando que o concelho que lidera “pode oferecer a qualidade de vida que será melhor e a paisagem”.
Declarações de Francisco Carvalho ao Jornal do Centro numa altura em que Penalva do Castelo vai entrar em festa. Esta quinta-feira é feriado municipal. O concelho celebra o padroeiro, São Genésio com missa e procissão. Quanto à festa mais popular, no total, Penalva do Castelo terá quatro dias de música e eventos. Entre esta quinta-feira e domingo no cartaz estão nomes como a banda Némanus e os Hi-Fi.