A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
O Natal é um momento de união, onde o amor se torna…
A Pousada de Viseu recebeu no passado sábado, a tão aguardada 9ª…
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Jorge Marques
Vão ser gastos entre 400 e 450 mil euros na Romaria de Nossa Senhora dos Remédios pela Câmara de Lamego. Aquela que é conhecida como a Romaria de Portugal tem início esta quinta-feira. “É o valor máximo normal deste tipo de manifestação, aliás, similar ao gasto no ano anterior, sem o envolvimento e a dimensão que vão ter as festas deste ano. Com a contenção necessária, mas querendo responder ao interesse da população e para a economia local de umas festas vivas, dinâmicas e muito participadas, estamos a fazer este esforço para devolver a romaria a todos os lamecences”, refere Francisco Lopes, presidente da Câmara de Lamego.
A Romaria só vai terminar no próximo dia 9 de setembro. No total serão 16 dias de festa, onde se espera a presença de milhares de pessoas.
O autarca de Lamego entende que este ano, em Lamego, se vive um “regresso” às festas a que “nós estamos habituados”. “Será vivido intensamente pela população e queremos que a cidade esteja completamente preparada para receber tantos visitantes: com decoração, iluminação, diversas mostras de artesanato, gastronomia, animação permanente”, detalha o autarca.
Francisco Lopes destaca a Marcha Luminosa, no dia 6 de setembro, a Batalha das Flores, no dia 7 e Procissão, no dia 8, havendo fogo de artifício agendado para 9 de setembro, último dia da Romaria da padroeira da cidade e do concelho de Lamego.
A abertura da Romaria da Senhora dos Remédios está marcada para esta quinta-feira às nove da noite. Na agenda está a inauguração da iluminação já com as barraquinhas da restauração, artesanato e produtos regionais de portas abertas.