Não vamos a casa da avó, mas preparem-se para um regresso aos…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
Há lugares que não são apenas para comer – são para partilhar….
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Gabriel Mondina
por
Jorge Marques
O espetáculo de teatro a “Fuga das freiras” volta a realizar-se em Aguiar da Beira. A peça vai ser apresentada na noite de 24 de setembro, no local habitual, o Largo dos Monumentos.
As freiras “fugiram” a primeira vez de Aguiar da Beira a primeira vez em 2015, a partir dessa altura o evento cultural não mais parou, transformando-se numa “marca” do concelho.
“A marca cultural “Fuga das freiras” está de regresso. A saga continua, embora com um novo enredo e novas personagens”, refere em comunicado o município local, salientando que “no mais bonito palco natural de Aguiar da Beira (Largo dos Monumentos), no dia 24 setembro, pelas 21h30, apresenta-se a história de Joana, a pastora, uma jovem que representa uma das atividades económicas mais marcantes do concelho, figura principal do quotidiano da aldeia e das más-línguas da vizinhança”, refere.
A “Fuga das freiras” associa a lenda da origem da imagem de Nossa Senhora da Lapa ao concelho e conta a história da invasão das terras de Aguiar pelos mouros e a martirização das religiosas que, conseguindo algumas escapar, levaram a imagem para a Lapa, já no concelho vizinho de Sernancelhe.
A peça tem tido encenação do Trigo Limpo Teatro ACERT. A comunidade também participa, ajudando na realização do espetáculo como atores, figurantes e músicos. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas até 8 de setembro.