Não vamos a casa da avó, mas preparem-se para um regresso aos…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
Há lugares que não são apenas para comer – são para partilhar….
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Gabriel Mondina
por
Jorge Marques
Os concelhos de Penedono e Tabuaço vão ter cartórios notariais, anunciou a Ordem dos Notários, que revelou que onze novos concelhos de todo o país vão integrar a rede nacional de cartórios e que Mangualde e Mortágua vão receber novas licenças de abertura destes espaços.
Assim, os habitantes de Ferreira do Alentejo, Vila Flor, Mértola, Penedono, Velas, Alfândega da Fé, Carrazeda de Ansiães, Lagoa, Almeida, Alpiarça e Tabuaço poderão, em breve, “ver facilitados o pedido de certificados, procurações e reconhecimentos de assinaturas e aceder a novos serviços como o arquivo eletrónico nacional de escrituras; temas relacionados com heranças, testamentos e inventários; negócios referentes a bens imóveis e móveis e ainda para tratar de assuntos relacionados com sociedades comerciais, marcas e associações”.
Isto, refere a Ordem dos Notários, vai permitir às populações dos concelhos que ainda não tinham cartório “o acesso a serviços sem a necessidade de se deslocarem a outras localidades”.
Além disso, serão também atribuídas licenças de abertura de cartório notarial nos concelhos de Mangualde, Mortágua, Sintra, Lisboa, Cantanhede, Torres Vedras, Matosinhos, Ponte de Lima, Amadora, Santarém, Figueira da Foz e Valongo. No total, a rede será alargada a 23 localidades do país.
O anúncio foi feito depois da realização de uma cerimónia de atribuição de licenças esta quarta-feira na sede da Ordem, em Lisboa. Segundo o bastonário Jorge Batista da Silva, esta medida vai “cumprir o desígnio de ter um cartório por concelho, uma rede verdadeiramente nacional, já em 2023”.
A rede de cartórios notariais conta já com cerca de 450 cartórios no continente e ilhas. Em julho, o serviço foi também alargado a Vila Nova de Paiva.