A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
A Farmácia Grão Vasco procura estar perto da comunidade e atenta às…
O ano passa a correr e já estamos no Natal. Cada mês…
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Jorge Marques
por
Vitor Santos
O veterano Adruzilo Lopes e o “famoso” Bernardo Sousa foram os dois nomes maiores do Rallye Constálica Vouzela Viseu, uma prova a que se juntaram no pódio dos “melhores” os viseenses Hugo Lopes e David Brites.
O Rallye Constálica esteve em Vouzela e Viseu durante dois dias e terminou em grande apoteose no recinto da Feira de S. Mateus, certame que volta, muitas décadas depois, a receber competições do automobilismo.
Foram milhares os que quiseram estar a receber os mais de 50 participantes desta prova que foi considerada “um sucesso” na inovação de se estender ao concelho de Viseu.
Já no arranque para a prova, no primeiro dia, foram muitos os que assistiram à partida das equipas na Sé Catedral. A competição seguiu com duas provas e a especial noturna em Vouzela, com os carros a “descansarem” no Rossio, em Viseu, de onde partiram para duas especiais, antes da entrada triunfal no recinto da Feira.
Dois dias para os apaixonados das quatro rodas verem de perto máquinas e pilotos. Ninguém ficou indiferente aos porsches, ao Audi 4 e às equipas dos juniores que já dão que falar, entre outros carros.
“Foi, sem dúvida, um sucesso na forma como foi organizada toda a competição, nas presenças e na forma como o público aderiu”, admitiu a direção do Clube Automóvel de Viseu.
A grande festa final decorreu esta tarde de domingo na Feira de S. Mateus com a entrega dos prémios, entre eles o que foi atribuído a Bernardo Sousa (o melhor piloto em velocidade e vencedor da categoria Extra com o Citroen C3 Rally2) e que serviu de homenagem a Cabrita Grade, o diretor do Agrupamento de Centros de Saúde Viseu Dão Lafões, já falecido, e que foi um dos médicos que esteve na linha da frente no combate à pandemia do Covid-19.
Ficou a promessa do regresso de mais uma edição para o ano e com prova especial noturna em Viseu.
E se foi uma prova cheia de bons motivos para quem assistiu, desportivamente também teve bastante interesse, até poqrue quase até ao fim a disputa do grande vencedor esteve entre André Cabeças que, apesar de ter mais troços vencidos, acabou por ver a vitória a ficar nas mãos de Adruzilo Lopes.
Na prova extra, foi, então, Bernardo Sousa que venceu, mas seguido bem de perto pelos dois jovens lviseenses Hugo Lopes (em Renault Clio Rally4) e David Brites (Peugeot 208 Rally4).
Classificação Geral Final (Promo)
1º – Adruzílio Lopes / Paulo Leones em Mitsubishi Lancer Evo IX, com o tempo de 34.41,4 minutos;
2º – André Cabeças / Diogo Costa em Mitsubishi Mirage Evo, a + 1,6 segundos
3º – Fernando Teotónio / Luís Morgadinho em Mitsubishi Lancer Evo X, a + 42,1 segundos;
Classificação Geral Final (CPGTR)
1º – Vítor Pascoal / Alexandre Rodrigues em Porche 911 GT3, com o tempo de 39.15,5 minutos;
2º – Jorge Perez Alonso / Hermínio González em Porche 997 GT3, a + 1.13,2 minutos;
3º – Paulo Carvalheiro / Dércio Carvalheiro em Porche 911 GT3, a + 3.09,2 minutos
Classificação Geral Final (Rali Extra)
1º – Bernardo Sousa / Inês Veiga em Citroen C3 R5, com o tempo de 33.39,4 minutos;
2º – Hugo Lopes / Tiago Neves em Renault Clio Rally4, a + 47,4 segundos;
3º – David Brites / Numa Cunha em Peugeot 208 Rally4, a + 1.05,1 minutos
Classificação Geral Final (CPCR)
1º – Luís Mota / Alexandre Ramos em Mitsubishi Lancer Evolution VI, com o tempo de 41.34,6 minutos;
2º – Nuno Mateus / Roberto Santos em Mitsubishi Evo VI, a + 4,1 segundos;
3º – Cipriano Antunes / Nuno Batalha em Audi Quatro, a + 5.48,8 minutos
Classificação Geral Final (Promo 2RM)
1º – Filipe Nogueira / J. Vieira em Peugeot 208 R2, com o tempo total de 37.32,5 minutos;
2º – Hélder Cordeiro / Bruno Pereira em BMW M3, a + 28,8 segundos;
3º – Alfredo Moreira / Nuno Queirós em Fiat Uno 45 S, a + 5.09,4 minutos
Classificação Geral Final (FPAK Júnior Team)
1º – Gonçalo Henriques / António Santos em Kia Picanto, com o tempo de 42.35 minutos;
2º – Rafael Cunha / Gonçalo Cunha em Kia Picanto, a + 12,3 segundos;
3º – José Basto / António Pereira em Kia Picanto, a + 1.28,4segundos
Vencedor do Desafio Kumho Tyres D1
Henrique Rodrigues / Daniel Rodrigues em Mitsubishi Lancer Evolution VII
Vencedor do Desafio Kumho Tyres D2
Hélder Cordeiro / Bruno Pereira em BMW M3 Cupe