A psicóloga acaba de lançar “O Mundo cabe no coração de uma…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
No quarto episódio do programa “Bem-Vindo a”, tivemos o prazer de conversar…
por
André Rodilhão - Destak Imobiliária
por
Ana Rodrigues Silva
por
Eugénia Costa e Jenny Santos
Mais de 130 mil processos de registo de terrenos foram feitos nos 14 concelhos da região Viseu Dão Lafões em mais de um ano.
O balanço do Balcão Único do Prédio (BUPi) foi feito após o Auditório Municipal de Vila Nova de Paiva ter recebido esta quarta-feira a sexta edição do evento BUPi Envolve. O projeto arrancou em junho do ano passado.
Segundo a Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões, que coorganizou a sessão, o objetivo do BUPi Envolve foi o de “aumentar a proximidade com a comunidade e com os técnicos habilitados que trabalham, diariamente, com a plataforma”.
A região tem-se destacado pelo elevado número de processos de identificação de processos, sendo que, em agosto e segundo dados oficiais, Viseu e Tondela estavam entre os municípios do país com mais processos finalizados de representações gráficas georreferenciadas (RGG).
Com 77.857 processos de RGG concluídos, agosto foi o mês de melhores resultados do BUPi desde o início do projeto em 2017.
O presidente da autarquia de Vila Nova de Paiva, Paulo Marques, lembrou que o BUPi procura responder ao desafio de “fazermos com que os nossos cidadãos se interessem mais pelos seus terrenos, para que no futuro, os seus filhos e os seus netos saibam onde podem investir, seja na agricultura, ou na floresta”.
O secretário executivo da CIM Viseu Dão Lafões, Nuno Martinho, destacou as mais de 130 mil RGG’s que fazem da região “o território com mais processos de registo efetuados” e o papel desempenhado pelos 36 técnicos destacados para o BUPi, em conjunto com os funcionários das câmaras municipais e os 14 gestores municipais.
A Estrutura de Missão para a Expansão do Sistema de Informação Cadastral Simplificado aproveitou a ocasião para esclarecer dúvidas. O projeto conta com um investimento superior a 2,3 milhões de euros em Viseu Dão Lafões.
Até agosto, o BUPi já teve 693.059 processos de georreferenciação concluídos, com o apoio de mais de 115 mil cidadãos que identificaram as suas propriedades rústicas e mistas através da plataforma.