A psicóloga acaba de lançar “O Mundo cabe no coração de uma…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
No quarto episódio do programa “Bem-Vindo a”, tivemos o prazer de conversar…
por
André Rodilhão - Destak Imobiliária
por
Ana Rodrigues Silva
por
Eugénia Costa e Jenny Santos
O antigo Externato Infante D. Henrique, em Moimenta da Beira, está a sofrer obras cujo investimento é de mais de 150 mil euros. O espaço vai receber os alunos dos novos cursos superiores que arrancam brevemente no concelho e que resultam de uma parceria entre a autarquia local e o Instituto Politécnico de Viseu.
O externato vai ser transformado em Escola Superior Externato Infante D. Henrique, onde vão ser lecionados os cursos técnicos superiores de Informática Industrial e Assessoria e Comunicação Organizacional.
Segundo a autarquia local, a obra no antigo externato inclui a substituição da cobertura, a pintura exterior, a requalificação de alguns espaços interiores e os arranjos do terreno frontal.
O curso de Informática Industrial visa formar técnicos que analisam, concebem, programam, administram e supervisionam sistemas informáticos e eletrónicos de automação industrial.
Já o curso de Assessoria e Comunicação Organizacional pretende formar profissionais capacitados para trabalhar em organizações públicas ou privadas, desenvolvendo tarefas administrativas, comunicacionais e de gestão do trabalho e do tempo.
Os alunos que concluam os cursos podem ingressar depois nas licenciaturas da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Lamego.
A autarquia de Moimenta da Beira e o Instituto Politécnico de Viseu assinaram em maio o protocolo que oficializou a realização destes dois cursos superiores no concelho.
As obras no externato foram visitadas pelo presidente da Câmara, Paulo Figueiredo (PS), que também visitou mais duas obras no concelho.
Entretanto, continua a decorrer a 700 mil euros para reabilitar central de camionagem em Moimenta da Beira, que custa cerca de 700 mil euros e que inclui a remodelação dos cais de embarque, a substituição da cobertura, a reabilitação dos espaços de circulação e das instalações sanitárias e a reformulação do arruamento urbano junto à escola Carolina Guedes.
Um outro investimento, com mais de 200 mil euros, decorre na Praia Fluvial de Segões, onde estão a ser requalificados o bar e os balneários para serem ampliados e reconvertidos num Centro de Acolhimento ao Turista de Natureza.
Ao todo, segundo o próprio executivo, as três empreitadas em curso vão custar mais de um milhão de euros aos cofres da autarquia de Moimenta da Beira.