Não vamos a casa da avó, mas preparem-se para um regresso aos…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
Há lugares que não são apenas para comer – são para partilhar….
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Gabriel Mondina
por
Jorge Marques
A autarquia de Aguiar da Beira visitou recentemente a cidade francesa de Blanc-Mesnil, com quem o concelho está geminado, tendo acedido ao convite feito pelo município local para marcar presença nas comemorações do Ano de Portugal.
A comitiva composta pelo presidente da Câmara Municipal, Virgílio Cunha (independente), outros representantes e alguns produtores de Aguiar da Beira esteve presente em diversos eventos realizados na cidade que fica localizada nos arredores de Paris.
Os representantes de Aguiar da Beira estiveram presentes na inauguração de uma exposição sobre a cultura portuguesa e num encontro com emigrantes de Blanc-Mesnil. A comunidade portuguesa é a segunda maior na cidade.
A mesma comitiva também visitou Paris e o Senado francês, a convite do senador Thierry Meignen, antigo autarca de Blanc-Mesnil, que guiou os visitantes pelas instalações do órgão legislativo.
A Câmara de Aguiar da Beira conta que a deslocação culminou com a realização de um “encontro dos produtores” com uma grande cadeia de supermercados, onde se debateu a possibilidade de introdução dos produtos locais e outros no mercado francês.
“O primeiro contacto revelou-se bastante produtivo havendo uma grande abertura, por parte do responsável da superfície comercial para a introdução dos produtos do concelho. Neste encontro estiveram presentes apenas alguns dos produtores, mas pode este intercâmbio englobar outros produtores e outros produtos, se assim se verificar”, acrescenta o município.
Em março deste ano, foi a vez de uma comitiva de Blanc-Mesnil fazer uma visita a Aguiar da Beira. Durante essa visita, os dois municípios “comprometeram-se a estabelecer intercâmbios nas áreas desportivas, culturais, educacionais e na divulgação dos produtos endógenos de cada uma das localidades”.