Não vamos a casa da avó, mas preparem-se para um regresso aos…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
Há lugares que não são apenas para comer – são para partilhar….
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Gabriel Mondina
por
Jorge Marques
É já no próximo fim de semana que a maçã de Armamar vai ser rainha. De 14 a 16 de outubro acontece a Feira da Maça que anualmente celebra o fruto, bem como as produtos endógenos no concelho. Este ano, o certamente regressa em força, e ao seu formato habitual, depois de dois anos “a meio gás” devido à pandemia.
Além de dezenas de produtores de maçã e de outros tantos expositores, como empresas dedicadas à venda de maquinaria agrícola ou outros produtos alimentares, a música também vai marcar presença naquela que é conhecida como a capital da maçã de montanha.
O certame acontece na renovada Praça 25 de Abril e ao palco vão subir caras bem conhecidas como a fadista Cuca Roseta (dia 14, às 22h30) ou Jorge Guerreiro (dia 15, às 22h00). A Banda Do Exército Destacamento do Porto (dia 14, às 21h00), djs e vários outros convidados também vão subir ao palco durante os três dias de festa.
A Feira da Maçã de Armamar teve a primeira edição há 14 anos, em 2008, e desde então tem-se afirmado como um importante divulgador do fruto que se desenvolve a cotas de altitude que variam entre os 500 e os 800 metros, ganhando por isso o título de “maçã de montanha”. Anualmente, são produzidas cerca de 75 mil toneladas de maçã.