A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
A Farmácia Grão Vasco procura estar perto da comunidade e atenta às…
O ano passa a correr e já estamos no Natal. Cada mês…
por
Jorge Marques
por
Vitor Santos
por
José Carreira
Alunos do segundo ano da licenciatura em Comunicação Social da Escola Superior de Educação de Viseu (ESEV) lançaram um manual de boas maneiras nas redes sociais.
O “Não comentes de boca cheia!” é um manual multimédia constituído por 23 pontos que foi criado a propósito da disciplina de Estratégias de
Comunicação nas Redes Sociais.
“Foi pensado na lógica dos constrangimentos e desafios provocados pelas redes sociais, no sentido de promover uma atitude mais compassiva e empática no meio digital”, explicam os estudantes.
“O que significa ter boas maneiras e por que motivo devemos aplicá-las às redes sociais? Não comemos de boca aberta, não arrotamos na presença de alguém, sem pedir desculpa. Não devíamos partilhar nem comentar toda a ‘posta de pescada’ que vemos nas redes sociais. Pensar antes de agir ou agir com modos, é a proposta dos alunos de Estratégias de Comunicação nas Redes Sociais, do 2º ano da licenciatura em Comunicação Social da ESEV”.
O manual está disponível na página do Instagram que foi criada para o efeito: https://www.instagram.com/nao_comentes_de_boca_cheia/. Na aplicação os próprios estudantes, através de imagens e vídeos, desempenham o papel de atores para evidenciar os diversos fenómenos virtuais que colidem com valores como o respeito, compaixão, empatia.
“Olhar à data das publicações, para não partilhares nonsense, informação descontextualizada ou desatualizada”. “Não fazer comentários insultuosos com base no género, orientação sexual, cultura”. “Não se focar apenas no negativo (ser mauzinho(a)) Sabemos perfeitamente como ferir alguém”. “Não ser paternalista, não dar conselhos/orientações para além do que se sabe da situação, do género: “eu não sei se já alguém te disse, mas acho que não devias…”, são algumas das orientações propostas pelos alunos de Comunicação Social.