A psicóloga acaba de lançar “O Mundo cabe no coração de uma…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
No quarto episódio do programa “Bem-Vindo a”, tivemos o prazer de conversar…
por
André Rodilhão - Destak Imobiliária
por
Ana Rodrigues Silva
por
Eugénia Costa e Jenny Santos
A Unidade de Saúde Familiar (USF) Estrela do Dão, em Nelas, vai alargar o horário de funcionamento até às 20h00 a partir desta sexta-feira (dia 2). O anúncio foi feito pela Câmara Municipal local, que fala em “mais um passo dado na reposição de condições de saúde no concelho” após várias reuniões entre a autarquia, a direção da USF e as autoridades de saúde.
A alteração ao horário da USF foi feita no horário de segunda a sexta-feira, exceto feriados. Já a partir do segundo trimestre do próximo ano, a unidade vai poder funcionar até às 22h00 durante a semana e das 9h00 às 13h00 aos sábados.
A medida foi anunciada depois de terem sido realizados Utentes de Nelas exigem reabertura das urgências e melhores serviços de saúde de Nelas contra o encerramento das urgências locais à noite e também contra o fecho das extensões de saúde de Carvalhal Redondo e de Santar, entretanto reabertas.
Agora, a Câmara de Nelas diz em comunicado que o alargamento de horário da USF Estrela do Dão é uma realidade “graças aos esforços que têm vindo a ser encetados junto das entidades de saúde competentes, ARSC (Administração Regional de Saúde do Centro) e ACES Dão Lafões (Agrupamento de Centros de Saúde), e da coordenadora da USF”.
O executivo presidido por Joaquim Amaral (PSD/CDS) acrescenta que este prolongamento do horário irá “garantir uma maior acessibilidade aos cuidados de saúde primários, por parte dos munícipes inscritos na Unidade de Saúde Familiar Estrela do Dão e minimizar os constrangimentos causados pela redução do horário de funcionamento”.
A Câmara refere ainda que vai contratar mais dois funcionários para reforçar a equipa da USF, o que vai “permitir a confirmação de consultas e atos de enfermagem, levantamento de receitas, exames e baixas médicas”.
O executivo municipal diz que “muito ainda há por fazer” e garante que vai continuar a fazer todos os esforços “para a reposição do Serviço de Atendimento Complementar (SAC), inclusive aos sábados, domingos e feriados num horário mais alargado, bem como a reposição do serviço de urgências no concelho”.
“A propósito da transferência de competências da Saúde para o Município de Nelas, aguardamos a resolução urgente destes assuntos pertinentes para a qualidade de vida e bem-estar dos munícipes, debatidos nas sucessivas reuniões de trabalho, para que este processo seja da melhor forma concluído”, remata a edilidade.