A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
A Farmácia Grão Vasco procura estar perto da comunidade e atenta às…
O ano passa a correr e já estamos no Natal. Cada mês…
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Jorge Marques
por
Vitor Santos
Tondela celebra este domingo (18 de dezembro) os 35 anos de elevação a cidade. A presidente da Câmara, Carla Antunes Borges, defende que esta data espelha “a capacidade de empreendedorismo das populações e dos nossos agentes económicos e sociais”.
“À semelhanças daquilo que são os 35 anos da cidade de Tondela e que traz à cidade uma maturidade e um engrandecimento naquilo que é a sua posição no distrito, isso reflete o posicionamento dos nossos empresários, movimento associativo, tecido socioeconómico do concelho e a capacidade empreendedora dos nossos cidadãos”, refere a autarca ao Jornal do Centro.
Carla Antunes Borges sublinha que à semelhança de outras cidades, o crescimento de Tondela acarretou inúmeros desafios, sendo a habitação um dos mais prementes. De resto este tema, diz a edil, obrigou a autarquia a “ter um conjunto de estratégias que possam ir ao encontro do parque habitacional de arrendamento, mas também de novas edificações”.
O problema pode ser minorado com a constituição das novas áreas de reabilitação urbana nas várias freguesias. A autarca acredita que a candidatura ao programa bairros comerciais digitais, que já foi pré-qualificada, “vai ser um grande veiculou de reabilitação do tecido comercial da cidade”.
“Vai ser importante porque fixa pessoas, postos de trabalho e gere emprego para quem decide habitar em Tondela”, defende.
Ao Jornal do Centro, Carla Antunes Borges refere a Câmara quer que sejam iniciadas rapidamente obras no Centro de Saúde da cidade. Espera ainda que em 2023 avance a Loja do Cidadão, que será instalada no espaço onde funcionam agora as Finanças. No início do novo ano, a autarquia conta ainda tornar público o projeto de ampliação do cemitério de Tondela.
Quanto às obras em curso, a autarca garante que o Centro Tecnológico e de Empreendedorismo está numa fase final, prevendo-se que o projeto “esteja concluído em meados do próximo ano”.
Aliado a este centro, o município tondelense vai reabilitar o edifício da antiga Pensão Matos e depois de pronto terá apartamentos que serão ocupados pelas pessoas que vão desenvolver as suas ideias e as linhas de investigação no Centro Tecnológico e de Empreendedorismo.
Bem próximo das antigas instalações da adega da Federação dos Vinicultores do Dão, onde funcionará o centro, estão em curso trabalhos de requalificação da frente ribeirinha do Dinha, onde vai nascer uma nova zona de lazer da cidade.