Antes de começar a renovação de qualquer divisão na sua casa, é…
Hoje apresentamos a Sharon, uma cadelinha Maltez com 11 anos. Vem de…
O espaço de arquitetura, em colaboração com a Finstral, organizou mais uma…
por
Felisberto Figueiredo
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
João Brás
A vacinação em regime “Casa Aberta” vai estar a funcionar a partir desta quinta-feira (dia 22) para maiores de 50 anos. O anúncio foi feito hoje pelo coordenador do plano de vacinação contra a Covid-19 e a gripe, o coronel Carlos Penha-Gonçalves.
Em declarações à CNN Portugal, o responsável afirmou que, para acederem à vacina, os utentes apenas terão que “consultar os horários dos postos de vacinação e dirigirem-se” a esses locais.
Carlos Penha-Gonçalves afirmou ainda que, desde o início do processo de vacinação de outono, já foi possível vacinar perto de 80% da população portuguesa, ou seja, quatro milhões de pessoas.
“Vacinámos as pessoas por idade decrescente, como habitualmente fazemos. Temos neste momento uma proteção muito alta na casa dos 70 ou mais anos, temos perto de 80% da população coberta. Neste momento já chamámos à vacinação perto de quatro milhões de pessoas, 2,9 milhões de pessoas para a Covid e 2 milhões para a gripe”, explicou o coordenador do plano de vacinação.
O responsável não adiantou informações sobre uma possível abertura da “Casa Aberta” para as faixas etárias mais novas dos 30 e dos 40 anos. Isso, disse, irá “depender da avaliação epidemiológica que está a ser feita” pela Direção-Geral da Saúde.
“Normalmente, estas decisões são tomadas de acordo com a necessidade de as pessoas serem vacinadas e de acordo com a evolução epidemiológica, que tem sido favorável no nosso país”, acrescentou.
A adesão às chamadas de vacinação ronda os 70%. Questionado sobre o Natal e o facto de este ser o primeiro o primeiro período festivo desde o início da pandemia sem medidas de contenção, o coronel garantiu que “a situação está a ser monitorizada”, mas que “o plano de vacinação serviu precisamente esse objetivo”.