As casas antigas são mais do que casas. São testemunhas da nossa…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões de 2025 para os…
por
Jorge Marques
por
Pedro Baila Antunes
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
A Associação Portuguesa para as Perturbações do Desenvolvimento e Autismo (APPDA) de Viseu vai apoiar crianças e jovens autistas do concelho que frequentam os agrupamentos de escolas de Nelas e Canas de Senhorim.
As duas instituições de ensino e a autarquia local assinaram protocolos de colaboração com a APPDA nos Paços do Concelho.
Segundo a Câmara, estão criadas condições para a “troca de experiências técnicas e metodológicas, nomeadamente, no que respeita à intervenção junto de crianças ou jovens com perturbações do desenvolvimento e autismo”.
Os menores vão ter sessões terapêuticas, apoio e acompanhamento semanal, conduzidas por técnicos especializados nas valências de terapia da fala, terapia ocupacional, terapia comportamental e psicologia.
“Ao nível do corpo técnico das escolas parceiras para a intervenção nos casos específicos destes alunos, são dinamizadas ações de formação para docentes e não docentes (acreditadas e/ou não acreditadas), bem organizadas ações de esclarecimento, sensibilização e capacitação de familiares, técnicos e profissionais”, acrescenta a Câmara de Nelas.
A autarquia realça ainda que, com estes protocolos, foi dado um importante passo para que a escola “seja efetivamente inclusiva, consagrando princípios, valores e instrumentos fundamentais para a igualdade de oportunidades”.
A Câmara de Nelas está a investir atualmente no reforço dos equipamentos para a sala de apoio ao ensino estruturado do Agrupamento de Escolas de Canas de Senhorim e na criação de uma sala de aprendizagem sensorial no Centro Escolar de Nelas.