A psicóloga acaba de lançar “O Mundo cabe no coração de uma…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
No quarto episódio do programa “Bem-Vindo a”, tivemos o prazer de conversar…
por
André Rodilhão - Destak Imobiliária
por
Ana Rodrigues Silva
por
Eugénia Costa e Jenny Santos
O último dia do ano começa com sol em boa parte do distrito de Viseu, mas se sair de casa não se esqueça do guarda-chuva porque está prevista precipitação a partir do início da tarde, segundo o Instituto Português do Mar e Atmosfera (IPMA).
As temperaturas máximas vão rondar os 12 e os 18, com vento a soprar fraco a moderado, em todo a região de Viseu. O concelho com a temperatura mais alta é Mortágua (18º) e Penedono é o mais fresco (12º).
Sernancelhe e Vila Nova Paiva não vão além dos 13 graus, Castro Daire, Sátão e Viseu com 14º, o termómetro vai chegar aos 15º em Lamego, Moimenta, Mangualde, Nelas, Penalva do Castelo, São João da Pesqueira e Tarouca. Com 16º os concelhos de Carregal do Sal, Cinfães, Oliveira de Frades, Santa Comba Dão, São Pedro do Sul e Tondela, já Armamar, Resende e Tabuaço chegam aos 17 graus.
Já as temperaturas mínimas vão rondar os 5 e os 11 graus, nos concelhos de Penalva do Castelo e Cinfães, respetivamente.
A chuva e o vento vai manter-se até amanhã, o que significa que a última noite do ano será molhada. Já o primeiro dia do ano será com aviso amarelo devido à chuva persistente e por vezes forte. Segundo o IPMA, o aviso está ativo das 9h00 às 18h00.
Previsões de mau tempo cancela festejos
Devido às previsões de mau tempo, os municípios de Viseu e Moimenta da Beira já anunciaram o cancelamento dos festejos de entrada em 2023.
Em , os concertos de Mundo Segundo e Richie Campbell e a atuação do dj Vitor Perez foram suspensos, mantendo-se apenas o fogo-de-artifício, que será lançado à meia-noite.
“Após a receção das mais recentes informações sobre as previsões meteorológicas para o dia e noite de amanhã, 31 de dezembro, que apontam para o agravamento do estado do tempo, em especial a precipitação, a organização, em articulação com o serviço municipal de Proteção Civil, decidiu avançar com a decisão de cancelamento das celebrações”, adiantou em comunicado a Câmara de Viseu.
Apenas o Bairro da Restauração estará em funcionamento, “dado ser uma estrutura indoor, recebendo viseenses e visitantes” a partir do meio dia. “Também o fogo-de-artifício será lançado pela meia-noite, cumprindo com as condições e perímetro de segurança definidos para a ocasião”, refere.
Já o município de Festejos de ano novo cancelados em Moimenta da Beira decidiu suspender o programa comemorativo da entrada em 2023, passando todo o programa para o próximo sábado, dia 7 de janeiro.
“Por precaução decidimos adiar tudo por uma semana. O programa mantém-se exatamente o mesmo, mas é adiado para dia 7 de janeiro”, explicou Paulo Figueiredo, presidente da Câmara Municipal.
Os festejos de réveillon em Moimenta da Beira são marcados pela queima do venho. A tradição ia ser retomada este ano, após a interrupção em 2020 e 2021 devido à pandemia.
A queima far-se-á no dia 7 de janeiro, tal como o lançamento do fogo-de-artifício. No próximo sábado decorrerão também os espetáculos musicais da banda Inseparáveis e dos djs The Boss e PpKool.
As receitas dos concertos, a decorrer numa tenda nas proximidades da piscina municipal, revertem para os Bombeiros Voluntários locais.