Não vamos a casa da avó, mas preparem-se para um regresso aos…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
Há lugares que não são apenas para comer – são para partilhar….
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Gabriel Mondina
por
Jorge Marques
Os concelhos de Penedono e Sernancelhe estão entre os que têm maior taxa de adesão aos rastreios do cancro da mama na região Norte. Os dados foram avançados esta segunda-feira pelo Jornal de Notícias, que cita números da Liga Portuguesa contra o Cancro.
A adesão ao rastreio baixou no ano passado na zona Norte com quatro em cada dez mulheres a não comparecerem ao exame gratuito da Liga. Em 2022, mais de 297 mil mulheres da região foram convidadas a fazer a mamografia, mas realizaram-na apenas mais de metade (174 mil). Isto equivale a uma percentagem de 59%, menos do que em 2021 (65%).
Além disso, 1.697 utentes foram encaminhadas para diagnóstico ou tratamento nos hospitais, um número que tem vindo a aumentar. Os números também revelam que, em 2022, foram registados mais 905 casos positivos no Norte face ao ano anterior.
A Liga Portuguesa Contra o Cancro justifica estes dados como sendo ainda um reflexo da Covid-19. O presidente do Núcleo Regional do Norte da instituição, Vítor Veloso, disse ao JN que ainda há utentes “infetadas em isolamento” e que as pessoas “ainda têm medo de sair de casa e os médicos de família habituaram-se a prescrever exames fora das unidades” da Liga.