A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
A Farmácia Grão Vasco procura estar perto da comunidade e atenta às…
O ano passa a correr e já estamos no Natal. Cada mês…
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Jorge Marques
por
Vitor Santos
Os municípios de Viseu, Nelas e São Pedro do Sul receberam a bandeira verde “Autarquia + Familiarmente Responsável” na quinta-feira (26 de janeiro), numa cerimónia realizada em Coimbra.
A distinção tinha sido atribuída no final de dezembro passado. Esta já não é a primeira vez que os três municípios do distrito recebem o prémio. Viseu recebeu a distinção pela primeira vez em 2016, enquanto Nelas começou a recebê-la em 2020 e São Pedro do Sul em 2019. Mortágua foi também distinguida em 2019.
No caso de São Pedro do Sul, este é o quarto ano consecutivo em que o concelho é distinguido. A Câmara diz que este é um sinal de reconhecimento do trabalho realizado “no âmbito da implementação de boas práticas de apoio às famílias”.
O reconhecimento, atribuído a 95 autarquias a nível nacional, é promovido pelo Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis, que avalia o investimento dos municípios na implementação de políticas e medidas municipais direcionadas para as famílias em diferentes áreas de atuação.
São Pedro do Sul recebeu, ainda, o Diploma de Membro da Rede Europeia de Municípios Amigos das Famílias que, realçou a Câmara, “permitirá o intercâmbio e o debate de experiências e de boas práticas entre todos os membros, com o objetivo de definir políticas familiares de qualidade na Europa”.
Entre os benefícios concedidos pela autarquia de São Pedro do Sul encontram-se o subsídio de incentivo à natalidade, a atribuição de bolsas de estudo universitárias, os transportes escolares gratuitos até ao 12.º ano, a redução do IMI e das tarifas de água para famílias numerosas e a gratuitidade das ofertas culturais e de lazer.
No caso de Viseu, a Câmara presta apoio domiciliário a famílias com pessoas que estejam numa situação de fragilidade social, financia obras, adaptações e pequenos arranjos nas habitações e presta aconselhamento familiar em situações de crise.
Já em Nelas, destacam-se os transportes públicos gratuitos, o apoio à habitação para as famílias com filhos em função do seu número e os bancos de material desportivo e musical, além do apoio à aquisição de medicamentos por parte da população idosa.