festa dia do idoso resende
exposição de pintura joana pinto
06062415310877729e2616d85618f52711aca52ed12debe14441
261121083019a9f55af575cc44675655afd52fd8ee0b7e8852f2
221221102816ea5e4a48ad2623f3eea1d59d63cf34ae78d05d1d
140122144234ddd8df4b510d3e43d02babb42d9dd1f2fb699a5c

A magia do desconhecido… chega à Ourivesaria Pereirinha. A Monseo Jewels, marca…

23.10.24

A história começa há 35 anos. A Paviléctrica nasce em Castro Daire…

23.10.24

A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…

22.10.24

por
Joaquim Alexandre Rodrigues

 Lavrar o mar

por
Miguel Varzielas, ortopedista no Hospital CUF Viseu

 Inovações no tratamento da coluna

por
Rita Andrade, Enfermeira Especialista em Enfermagem Comunitária, UCC Viseense

 Uma realidade… a morrer na praia?!
visabeira
Paviletrica 3
030322115231773043bee316666f3b3a9fb814cd5eeb62726bce
Home » Notícias » Diário » Ferrovia: Autarca de Viseu pede a entidades regionais para juntarem a voz em defesa da linha Aveiro-Viseu-Salamanca

Ferrovia: Autarca de Viseu pede a entidades regionais para juntarem a voz em defesa da linha Aveiro-Viseu-Salamanca

 Ferrovia: Autarca de Viseu pede a entidades regionais para juntarem a voz em defesa da linha Aveiro-Viseu-Salamanca
28.02.23
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Ferrovia: Autarca de Viseu pede a entidades regionais para juntarem a voz em defesa da linha Aveiro-Viseu-Salamanca
24.10.24
Fotografia: Jornal do Centro
 Ferrovia: Autarca de Viseu pede a entidades regionais para juntarem a voz em defesa da linha Aveiro-Viseu-Salamanca

O Presidente da Câmara de Viseu desafiou as forças vivas do concelho e a direção da SEDES (Associação para o Desenvolvimento Económico e Social) a “vir a terreiro” defender com “unhas e dentes” a ligação Aveiro-Viseu-Salamanca que está contemplada no Plano Ferroviário Nacional. Uma posição de Fernando Ruas, numa altura em que em Bragança (Trás-os-Montes) é também reclamada uma ligação em alta velocidade.

Autarcas e outras entidades regionais, entre elas a delegação local da SEDES, pedem uma ligação ferroviária Porto/Vila Real/Bragança que tenha perfil de alta velocidade e ligação a Espanha, em Zamora, com passagem no Planalto Mirandês.

“Devemos arranjar mais gente que se junte à minha voz. De um lado há uma posição que está definida, com muitas gente e instituições, organizada. E deste lado apenas o presidente da Câmara de Viseu tem usado a palavra”, lamentou o autarca social-democrata.

Fernando Ruas exortou a SEDES de Viseu a também tomar posição, frisando que defender a linha Aveiro-Viseu-Salamanca “não quer dizer que uma retira a outra”.
“Achamos é que esta está definida e aprovada pela União Europeia e esta tem que seguir. Portanto, se querem fazer outra que façam mas que não seja em substituição desta (Aveiro-Viseu-Salamanca)”, avisou.
E reforçou: “Se Bragança acha que deve ter, nós nada temos a opor, mas que seja uma coisa à parte, que não se fale em substituição”, disse Fernando Ruas, voltando a pedir que “as forças vivas locais, e algumas com responsabilidades que se entretém a promover tanta coisa, que venham também a terreiro dizer alguma coisa”.

A ligação em alta velocidade Aveiro-Viseu-Salamanca está contemplada do Plano Ferroviário Nacional, cuja discussão pública termina hoje, e com um horizonte temporal de concretização de 2050.

Nos últimos meses, têm sido várias as vozes do norte transmontano que pedem que o plano comece a ser executado em Trás-os-Montes como um sinal de discriminação positiva. O deputado eleito pelo PS, Sobrinho Teixeira, prometeu “luta” para que se faça a “disrupção” com a forma como os territórios do Interior, como Bragança, têm sido tratados. A Associação Vale D´ouro propõe também que esta nova linha ferroviária passe a ser o corredor internacional atribuído à ligação Aveiro/Viseu/Salamanca. E a SEDES local veio pedir para ser feito um estudo comparativo entre as mais valias de um corredor a norte do Rio Douro em comparação com a linha que passa por Viseu.

Entretanto, o secretário de Estado das Infraestruturas, Frederico Francisco, já rejeitou começar por Trás-os-Montes a execução do Plano Ferroviário Nacional e não se comprometeu com a possibilidade de este território vir a ter comboio de alta velocidade.
O governante remeteu para futuros governos esta e outras decisões, nomeadamente a calendarização e prioridades de execução do plano “de acordo com a capacidade de investimento que o país tiver”.

E ainda no âmbito da discussão pública do Plano Ferroviário Nacional, a Assembleia Municipal (AM) da Guarda aprovou uma moção onde pede para que seja clarificado se neste plano está prevista, no serviço de alta velocidade Porto Campanhã – Vilar Formoso e Porto Campanhã – Madrid Chamartín [Espanha], uma paragem na Guarda.
A AM também defende a passagem pela Guarda da RTE-T ((Rede Transeuropeia de Transportes Ferroviária de Alta Velocidade) “que passará por Viseu e seguirá até Vilar Formoso”, dado que a cidade mais alta do país “será a principal interface ferroviária do interior Centro do país e apresenta uma localização geoestratégica privilegiada”.
A moção, onde também é pedido que a conclusão de obras na Linha da Beira Alta seja, efetivamente, até novembro, vai ser enviada ao ministro das Infraestruturas, com conhecimento ao presidente da República e ao primeiro-ministro.

 Ferrovia: Autarca de Viseu pede a entidades regionais para juntarem a voz em defesa da linha Aveiro-Viseu-Salamanca

Outras notícias

pub
 Ferrovia: Autarca de Viseu pede a entidades regionais para juntarem a voz em defesa da linha Aveiro-Viseu-Salamanca

Notícias relacionadas

Procurar