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Depois de um primeiro dia essencialmente dedicado à Gastronomia, a Cultura assumiu um plano de destaque na programação da CIM Viseu Dão Lafões na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL). O projeto Craft centrou atenções, enquanto iniciativa de valorização dos produtos e das práticas artesanais, bem como da fixação das populações. “Se queremos ser criativos, temos que valorizar os criadores”, defendeu, durante a apresentação do projeto, Carlos Martins da empresa OPIUM.
O projeto Craft estrutura um roteiro em torno dos recursos e atividades antigas ainda presentes no território. Estes são identificados e desenvolvidos em oficinas criativas, entre artesãos e designers, potenciando produtos para novas interpretações e utilidades. Segue-se depois a promoção para quem os pretende adquirir, através da chamada Rota do Saber Fazer – valorizando assim toda a atividade económica. “Cerâmicas, têxteis, madeiras, fibras vegetais… estes são objetos de grande valor, que podem estar em qualquer casa, em qualquer ponto do mundo”, continuou Carlos Martins.
Nuno Martinho, secretário executivo da CIM Viseu Dão Lafões, destacou a importância da aposta na Cultura. “Temos vindo a desenvolver atividade diversa, na preservação do património do território, no Megalitismo, e também no artesanato, sempre numa lógica de complementaridade. Uma das iniciativas de relevo é este projeto Craft, desenvolvido com o objetivo de recuperar e potenciar atividades antigas, gerando valor e contribuindo assim para a sustentabilidade económica e equilíbrio social”, sustentou.
Da Gastronomia e vinhos à tradição automobilística
No seguimento da estratégia assumida, além da Cultura, a Gastronomia e os vinhos serviram de ligação entre os vários momentos do programa apresentado pela CIM na BTL e que termina este domingo. Degustaram-se produtos da Escola Profissional de Carvalhais e receituário local promovido pela Confraria do cabrito e da Serra do Caramulo e pela Confraria dos Carolos e das Papas de Milho. E destacou-se igualmente a importância da Rota do Vinho do Dão.