A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
A Farmácia Grão Vasco procura estar perto da comunidade e atenta às…
O ano passa a correr e já estamos no Natal. Cada mês…
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Jorge Marques
por
Vitor Santos
Dia 18 todos a Lisboa mostrar o seu descontentamento.
Cada vez mais o grande capital está a enche os bolsos à custa dos trabalhadores.
O custo de vida aumenta e os lucros cada vez maiores!
No inicio do ano, na apresentação dos lucros, as empresas anunciaram aumentos escandaloso como nos grandes grupos de superfícies comerciais – Jerónimo Martins, Continente – ou os lucros cada vez maiores da banca. Enquanto se assiste aos trabalhadores aumentarem seu trabalho por uma esmola para poderem pôr comida na mesa.
Quase em todos os sectores, o Capital usa e abusa das leis laborais em vigor, e até em certos casos as contornam, aumentando a precariedade, usando entre outras formas, empresas de de aluguer de mão de obra, impondo a muitos trabalhadores que fazem o mesmo trabalho há 10 anos a manterem um vinculo precário, nunca tendo visto um contrato de trabalho efectivo.
Ora se os lucros aumentam, como no caso da Stellantis (PSA), onde o seu CEO, Carlos Tavares, se orgulha de ter atingido mais 26%, distribuindo estes lucros pelos seus accionistas, onde ficam os trabalhadores no meio disto?
Recebem um aumento nos seus salários que não chega a 1/3 da inflacção. Perdem o direto à vida, familiar e social com o aumento da desregulação de horários.
Isto é…..
O Capital não é capaz de abdicar dos seus lucros, nem que seja para dar um aumento digno aos trabalhadores, pelo menos de acordo com a inflacção. Mas não, só quer aumentar e acumular seus lucros.
Por isto, é necessário que os trabalhadores acordem e mostrem o desagrado rumando a Lisboa no próximo sábado dia 18.
“Tomemos em nossas mãos os destinos das nossas vidas”
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Jorge Marques
por
Vitor Santos
por
José Carreira
por
Alfredo Simões