A psicóloga acaba de lançar “O Mundo cabe no coração de uma…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
No quarto episódio do programa “Bem-Vindo a”, tivemos o prazer de conversar…
por
André Rodilhão - Destak Imobiliária
por
Ana Rodrigues Silva
por
Eugénia Costa e Jenny Santos
A intervenção na Estrada Nacional (EN) 222, no concelho de Cinfães, espera pela luz verde do Ministério das Finanças. O anúncio foi feito pela Câmara Municipal, depois de a autarquia ter recebido a confirmação da Infraestruturas de Portugal (IP).
A empresa responsável pela rede rodoviária nacional informou que está a fazer todos os esforços necessários para lançar o concurso público e que aguarda “o reforço orçamental por parte do Ministério das Finanças”.
A Câmara presidida pelo socialista Armando Mourisco reitera a “necessidade urgente” desta intervenção na via, tendo manifestado precisamente isso junto da tutela, e mostra-se “preocupada com os transtornos e prejuízos” que a situação está a provocar “para além da salvaguarda da segurança de pessoas e bens”.
A IP esclarece também que, depois da vistoria técnica no local, já fez o “levantamento topográfico, seguindo-se os estudos geotécnicos do terreno, desmatação da linha de água, estudo hidrológico e hidráulico” para definir a construção de uma nova passagem hidráulica.
Os técnicos da empresa pública também fizeram trabalhos de “reconhecimento geológico e geotécnico, com intuito de identificar os materiais de aterro e da fundação, assim como o tipo e quantidades de trabalhos necessários à observância dos requisitos de contratação pública disponíveis em tempo útil”.
Ainda segundo a IP, “o aproveitamento da plataforma de estrada antiga foi equacionado numa primeira fase como sendo uma hipótese para o desvio de tráfego durante as fases de concurso de projeto e obra”. “No entanto, após visita ao local no dia 12 de janeiro, considerou-se que a plataforma antiga não oferecia condições de segurança para cumprir a função de desvio de tráfego”, acrescenta a empresa.
O troço da EN 222 em Santiago de Piães não resistiu ao mau tempo de janeiro, que atingiu o norte do distrito de Viseu. A reparação da via deverá custar mais de um milhão de euros e a estrada, que dá acesso ao centro de Cinfães, está encerrada ao trânsito.