Não vamos a casa da avó, mas preparem-se para um regresso aos…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
Há lugares que não são apenas para comer – são para partilhar….
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Gabriel Mondina
por
Jorge Marques
O Instituto Politécnico da Guarda (IPG) vai formar técnicos superiores profissionais em São João da Pesqueira, na área da cozinha e da produção alimentar, para fixar e atrair pessoas ao concelho.
Segundo esta instituição de ensino superior, “o crescimento dos fluxos turísticos na região e da procura por serviços de restauração e hotelaria” levaram a instituição a lançar o primeiro Curso Técnico Superior Profissional (CTeSP) no município conhecido pela produção de vinho do Douro.
O protocolo de colaboração para o funcionamento do CTeSP foi assinado esta quarta-feira (22 de março) por Joaquim Brigas, presidente do IPG, por Manuel Cordeiro, presidente da Câmara de São João da Pesqueira, e por José Rodrigues, presidente da Associação de Desenvolvimento do Ensino e Formação Profissional do Alto Douro, proprietária da Escola Profissional do Alto Douro (ESPRODOURO), onde vão decorrer as aulas.
Manuel Cordeiro realçou que São João da Pesqueira “vai receber, pela primeira vez, ensino superior através do Instituto Politécnico da Guarda”.
“É uma porta que se abre para a academia, para o conhecimento e para a formação profissional. Este passo é a consolidação do compromisso deste município para combater a desertificação e o abandono da região, através da capacitação de recursos do nosso território. Pretendemos responder ao crescimento do turismo e da enogastronomia com recursos humanos mais qualificados, o que se deverá refletir em melhores empregos e salários”, referiu.
O autarca independente sublinhou ainda que a autarquia irá comparticipar as propinas dos estudantes e também o alojamento e as refeições. “Cedemos obviamente também as instalações com todas as comodidades necessárias para a realização do curso, estando naturalmente à disposição para o que for entendido como conveniente para o melhor funcionamento desta oferta”, acrescentou falando num “momento histórico e muito relevante para o concelho e para a região”.
A primeira turma do curso em cozinha e produção alimentar tem cerca de 20 alunos, que iniciaram as aulas esta semana.
“Muitos estudantes já se encontram a trabalhar na área de hotelaria e gastronomia. O objetivo é complementar a componente prática que já têm com a componente teórica e com técnicas mais modernas, cientificando-os com a certificação superior”, indicou o IPG em comunicado.
O CTeSP em cozinha e produção alimentar é lecionado nas instalações da ESPRODOURO.
“Este CTeSP vai permitir formar quadros para responder às necessidades do concelho de São João da Pesqueira, valorizando os serviços de cozinha e restauração na região e o setor do turismo como um todo”, afirmou Joaquim Brigas, presidente do IPG.
O responsável acrescentou que “sendo uma instituição dinâmica e fortemente ligada ao tecido empresarial, aos municípios e às associações, o Politécnico da Guarda tem feito um trabalho conjunto de alargar os seus cursos a diferentes concelhos, cumprindo a sua missão de motor de desenvolvimento do Interior”.
Concebido pela Escola Superior de Hotelaria e Turismo do IPG, o curso em cozinha e produção alimentar qualificará profissionais “para executar atividades de preparação e de confeção alimentar, acompanhando as tendências gastronómicas e os princípios da sazonalidade, de nutrição e de higiene alimentar”.
“Atendendo à componente prática, os estudantes que integrem esta formação estarão preparados para responder aos desafios do mercado de trabalho nos setores de restauração e catering, gestão hoteleira e turismo e lazer”, esclareceu o IPG.
A autarquia de São João da Pesqueira e a ESPRODOURO têm apostado fortemente nas áreas da gastronomia, da hotelaria e, mais recentemente, da enogastronomia, pela elevada procura por parte dos turistas, tendo sido aprovado para o concelho um Centro Tecnológico Especializado em gastronomia, para modernizar o setor.