Considerada uma das 7 maravilhas de Portugal, Dornes, em Ferreira do Zêzere,…
Neste episódio de Aldeias com História viajámos até às montanhas para descobrir…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
João Brás
por
Miguel Longras
É já este sábado (1 de abril) que as Termas de Sangemil, no concelho de Tondela, reabrem ao público. No último ano, segundo dados da autarquia, passaram pela instância termal 662 pessoas, o que permitiu uma faturação de 119 mil euros.
A estância termal, localizada em Lajeosa do Dão, teve em 2022 um aumento de 27 por cento no número de aquistas, com 294 clientes a recorrerem ao espaço no terceiro trimestre do ano, 165 no segundo e 163 no quarto trimestre.
O termalismo terapêutico foi a principal razão que levou os termalistas ao concelho de Tondela e, também aqui, se registou um aumento face a 2021. Segundo a autarquia, “426 pessoas escolheram Sangemil para fazerem este género de curas, o que representa um crescimento de cerca de 5%”, disse, acrescentando que “o aumento mais expressivo registou-se na vertente de bem-estar, que subiu 139%, com 196 clientes”.
Quanto à faturação, as Termas de Sangemil cresceram mais 10% do que em 2021, sendo que a maior parte deste montante fica a dever-se ao termalismo clássico.
No complexo termal, que abriu ao público, nas atuais instalações, em 1994, águas são captadas a uma profundidade de cerca de 100 metros a uma temperatura de 49 graus. As termas estão vocacionadas para o tratamento de doenças reumatológicas e músculo-esqueléticas e ainda das vias respiratórias, como sinusite, rinite, faringite ou bronquite.
A estância termal vai manter-se de portas abertas até 30 de novembro.