Não vamos a casa da avó, mas preparem-se para um regresso aos…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
Há lugares que não são apenas para comer – são para partilhar….
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Gabriel Mondina
por
Jorge Marques
O concelho de Sernancelhe assinala esta quarta-feira (3 de maio) o feriado municipal, mas as comemorações – que arrancaram no início desta semana – continuam até domingo (dia 7).
A data foi celebrada simbolicamente com o hastear da bandeira nos Paços do Concelho. Entretanto o município organiza esta semana a Festa em Honra de Nossa Senhora de Ao Pé da Cruz, que culmina com a procissão de andores pelas ruas da vila. Um momento que manifesta a “autenticidade das diferentes comunidades” e que é “um momento cultural que define a identidade sernancelhense”, diz a Câmara.
Hoje, houve arruada com a Banda Filarmónica de Sernancelhe, procissão e missa em Santa Cruz e atuações da Banda Filarmónica e do Rancho Folclórico Terra da Castanha.
Na sexta-feira (dia 5), o programa de festas inclui um baile com o Grupo Musical IMPAKTO. No sábado (dia 6), a agenda inclui uma arruada dos Bombos da Veiga, um almoço convívio e um baile com o grupo musical Magma.
Já no domingo (dia 7) vão decorrer alguns dos momentos altos das celebrações integradas no Dia do Município como a arruada pela Banda Filarmónica de Sernancelhe e Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Gouveia, a missa em Santa Cruz e, a partir das 17h00, terá lugar a majestosa procissão pelas ruas de Sernancelhe com todas as figuras bíblicas das paróquias do concelho.
Sernancelhe é território há 899 anos, com o primeiro foral assinado em 1124. Atualmente o concelho tem uma população de 5.692 pessoas, dos quais mais de 9 por cento são jovens (idade até aos 14 anos).