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Depois de ter sido dado o ‘ok’, a Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões já lançou o novo concurso internacional de transportes, que prevê um total de 139 autocarros. O serviço prevê a criação de dois novos circuitos urbanos abrangendo as cidades de Mangualde e Tondela.
Segundo a CIM, o caderno de encargos inclui a obrigatoriedade de ar condicionado e de internet Wi-Fi gratuita nos autocarros, além de um sistema de GPS integrado, para que seja possível conectar os transportes a plataformas digitais, permitindo que o utente possa confirmar o tempo de espera do próximo autocarro, entre outras informações.
Os novos autocarros deverão ainda ser mais amigos do ambiente, devendo apresentar uma “classe de emissões igual ou inferior” em comparação com os antigos autocarros.
O número de autocarros abrangidos pelo concurso é de 137 veículos para a rede geral e de dois para a rede urbana. A frota vai ser renovada com a idade média a ser reduzida em relação aos atuais autocarros. O novo concurso prevê veículos com menos de 16 anos para a rede geral e viaturas com menos de 8 anos para a rede urbana.
Segundo a CIM, o concurso público no valor de cerca de 50 milhões de euros visa “assegurar o serviço em todo o território, durante cinco anos e com elevado nível de qualidade para os utentes”.
O serviço será explorado por um único operador que atuará “em todas as linhas municipais, intermunicipais e inter-regionais” – exceto as de Viseu, que são operadas pela MUV, cuja empresa concessionária é a Berrelhas – e ainda nas novas linhas de Mangualde e Tondela.
Entre outras novidades, o novo sistema de transporte intermunicipal prevê um serviço de bilhética ‘contactless’ (sem contacto). De acordo com a CIM, os passageiros poderão utilizar todos os autocarros ao longo do percurso para o qual tenham adquirido passe. Os tarifários serão únicos e integrados para toda a região Viseu Dão Lafões.
Também está prevista a criação de passes intermodais, assegurando a interoperabilidade do sistema de bilhética com os operadores adjacentes. Os tarifários têm cobertura anual, à exceção dos títulos escolares que se aplicam apenas ao período escolar. A CIM garante que não estão previstos aumentos tarifários de modo a não sobrecarregar os passageiros.
A entidade intermunicipal assegura que os pressupostos do novo concurso “tornam-no mais atraente para as empresas do setor, uma vez que o período de vigência foi alargado para cinco anos” e prevê “uma prestação de serviços, segundo o qual o operador é remunerado através de um pagamento anual, e não uma concessão, como previa a proposta anterior”.
“Com este concurso, queremos estimular o uso dos transportes públicos por parte dos habitantes da região Viseu Dão Lafões. Os pressupostos que integram o caderno de encargos asseguram que a frota vai ser mais amiga do ambiente, além de recente e confortável para o uso diário. A internet a bordo e o ar condicionado são mais-valias importantes, que seguramente irão atrair cidadãos de todas as idades para o serviço”, sublinhou Fernando Ruas, presidente da CIM Viseu Dão Lafões e da Câmara de Viseu.
Já o secretário executivo da Comunidade Intermunicipal, Nuno Martinho, frisa que o concurso representa “uma verdadeira revolução na forma como os cidadãos de Viseu Dão Lafões vão olhar para o serviço público de transportes”, acreditando que o concurso fique concluído em setembro com a divulgação dos resultados. O novo serviço deverá entrar no terreno “no final deste ano ou, o mais tardar, no primeiro trimestre do próximo ano”, revela Nuno Martinho.
Este concurso CIM Viseu Dão Lafões vai lançar concurso internacional de transportes de 50 milhões de euros há cerca de um mês. Este é o segundo concurso lançado pela CIM depois de um primeiro procedimento que ficou deserto em 2019.