A psicóloga acaba de lançar “O Mundo cabe no coração de uma…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
No quarto episódio do programa “Bem-Vindo a”, tivemos o prazer de conversar…
por
André Rodilhão - Destak Imobiliária
por
Ana Rodrigues Silva
por
Eugénia Costa e Jenny Santos
A Casa da Ribeira, em Viseu, recebe a partir da próxima sexta-feira (3 de junho) a exposição “Quem és tu?”, que olha para a história do Teatro Nacional D. Maria II, em Lisboa, e cruza-a com o regime do Estado Novo.
A exposição estará patente até 24 de junho no museu municipal de Viseu e faz parte da “Odisseia Nacional”, organizada em parceria com a Comissão Comemorativa dos 50 anos do 25 de Abril e o Museu Nacional do Teatro e da Dança e que põe o D. Maria II num périplo pelo país fora em mais de 90 municípios, enquanto o espaço cultural em Lisboa está encerrado para obras.
A exposição “dá conta de um período da história” do Teatro D. Maria II, “traçando paralelismos com a realidade política e social do país, à época”, explica o espaço cultural.
“A concessão do Teatro Nacional D. Maria II à Companhia Rey Colaço-Robles Monteiro acompanhou 45 dos 48 anos da ditadura do Estado Novo, tendo-se iniciado em 1929 – três anos depois da instauração da ditadura militar –, e sido continuamente renovada, incluindo em 1964, após o incêndio que encerrou o edifício. Só a revolução levaria ao fim do contrato, em 1974”, especifica o teatro de Lisboa.
Segundo a instituição, esta “mostra estabelece ligações entre a prática artística e o seu contexto político e social, sublinhando relações entre os espetáculos apresentados e as diferentes camadas de representação (do país, da sociedade, do teatro e dos regimes políticos), potenciando a perceção pública de uma certa ideia de (e para o) teatro nacional, tanto enquanto edifício, como na sua missão”.
A inauguração realiza-se pelas 16h00 de sexta-feira, seguida de uma visita orientada pelo curador da exposição, Tiago Bartolomeu Costa.
Haverá também um debate sobre dimensões históricas e políticas, a partir das temáticas que servem de base à mostra, no dia 14 de junho, pelas 17h30, na Casa da Ribeira. No mesmo dia, pelas 16h00, Tiago Bartolomeu Costa realiza uma visita guiada à exposição. No dia 17 de junho, às 10h30, realiza-se uma oficina para famílias.