Não vamos a casa da avó, mas preparem-se para um regresso aos…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
Há lugares que não são apenas para comer – são para partilhar….
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Gabriel Mondina
por
Jorge Marques
A Associação A Eira, no concelho de Penalva do Castelo, organiza este fim de semana uma oficina de construção do balão de São João, uma tradição recuperada há três anos na aldeia de Arvoredo, na freguesia de Lusinde.
A ideia é construir um balão com dois a três metros, num verdadeiro “momento de convívio”, como explicou Carlos Rodrigues, presidente da Associação.
“A construção do balão é uma tradição da aldeia que parou de se fazer há uns 30 anos. Há três anos a associação reativou a iniciativa que acaba por ser um momento de convívio e onde se contam histórias antigas”, disse.
Papel, cola ou uma estrutura em arame para segurar a chama são alguns dos materiais usados para a construção do balão que tem contado com cerca de meia centena de participantes. A oficina vai ter lugar no adro de Igreja Matriz de Arvoredo, no sábado (24 de junho) às 16h00. No domingo (dia 25), o balão será lançado ao final do dia.
As inscrições para a oficina são gratuitas e estão abertas até quinta-feira (dia 22), já a inscrição na sardinhada, que acontece no domingo a partir das 18h00, terá um custo de seis euros com direito a sardinhas e pão.
Carlos Rodrigues, presidente da Associação A Eira, explicou ainda que o lançamento do balão é feito “tendo em conta as condições relativas a incêndios. “Se estivermos em risco de incêndio o lançamento é feito de forma controlada, preso por uma corda”, frisou.