A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
Já tem ementa para a sua mesa de Consoada? Temos a sugestão…
Com a descida das temperaturas, os cultivos necessitam de mais tempo para…
por
Margarida Benedita
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Rita Mesquita Pinto
É já amanhã que mais de 50 rebanhos e 20 pastores sobem a serra do Montemuro, numa recriação de uma tradição ancestral que é a transumância. Em Castro Daire, esta tradição mantém-se viva e com a promoção da autarquia agora qualquer pessoa também a pode experenciar e ser “Pastor por um dia”.
Todos os anos o município promove “A Última Rota da Transumância”, com “dois grandes momentos” a marcarem o evento, a subida à serra nos dias 24 e 25 de junho e a descida em 24 de agosto.
“A última rota da Transumância” começa hoje e até domingo são esperadas milhares de pessoas entre Castro Daire e a Serra de Montemuro.
No sábado, a concentração dos pastores e rebanhos está marcada para as 8h00 em Mões e a festa começa com o “mata-bicho” para aquecer os estômagos. Às 10h00 dá-se início à recriação com a subida do gado e pastores entre Mões e Ribolhos, localidade onde será servido o almoço. A tarde é animada por grupos de concertinas e ranchos folclóricos, sempre acompanhados pelas iguarias regionais.
No domingo, a recriação da subida é feita entre Castro Daire e Cruz do Rossão, onde todos os rebanhos se vão juntar.
Participar no evento é uma experiência imersiva da tradição da transumância, que contempla acompanhar os pastores e o gado pela descida e subida da Serra do Montemuro.
A experiência de quem se desloca a Castro Daire, no distrito de Viseu, também contempla boa gastronomia, instalações artísticas, muita música tradicional, exposições e ações etnográficas.
“Pela primeira vez, [as pessoas] podem apostar numa experiência ainda mais autêntica e imersiva, inscrevendo-se num dos pacotes da experiência “Ser Pastor por um dia”, tendo acesso a refeições tradicionais e ao kit Tradição”, revelou Pedro Pontes, vereador responsável pelo pelouro do marketing territorial, aquando da apresentação do evento no Terreiro do Paço, em Lisboa, em maio passado.
Há ainda a oportunidade de os visitantes integrarem “um programa cultural com diferentes níveis de experiências” e a possibilidade de participar, de forma gratuita, na recriação da caminhada, junto dos animais e pastores”, anunciou.
Este ano, em Castro Daire foi também montada a Quinta da Transumância que ocupa o centro da vila e com espaços para mostra de artesanato, conferências e showcookings, locais para a realização de jogos tradicionais e ainda zonas com comidas e bebidas.