A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
A Farmácia Grão Vasco procura estar perto da comunidade e atenta às…
O ano passa a correr e já estamos no Natal. Cada mês…
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Jorge Marques
por
Vitor Santos
A um mês do início do Zigurfest, a organização do festival de Lamego encerrou o cartaz da edição deste ano com a confirmação de Ben Yosei. O evento decorre entre os dias 27 e 29 de julho em vários locais da cidade, nomeadamente o Teatro Ribeiro Conceição, o Museu de Lamego, o Parque Biológico, a Casa do Artista no Bairro do Castelo e a Rua da Olaria.
Ben Yosei é um cantor, produtor e compositor português cujas canções “muitas vezes se assemelham mais canções de embalar, orações, missais ou meditações mais do que composições tradicionais, pontuadas por letras que geralmente abordam a devoção, o amor, a perda, a fé, a espiritualidade/misticismo e o existencialismo”, explicam os promotores do Zigurfest.
O artista lançou recentemente o seu último trabalho, “Lagrimento”, que será apresentado no concerto-palestra “Música devocional: a transcendência e a religião nas novas formas musicais” na Casa do Artista, às 18h30 do dia 29.
Além da confirmação de Ben Yosei, a organização do Zigurfest também garantiu que o festival vai oferecer campismo grátis, mediante inscrição obrigatória no site do evento, no Complexo Desportivo de Lamego, no Monte de Santo Estevão.
O Zigurfest Festival Zigurfest em Lamego começa mais cedo este ano. A entrada vai ser gratuita em todas as atividades. Amuleto Apotropaico, Ana de Oliveira e Silva, Azia, Bernardo Álvares, Bruno Andrade Senra, Cálculo, Gesso, Hetta, Inês Castanheira, João Taveira, Máquna, Puçanga, Rita Silva e Silvestre também estão confirmados no cartaz.
Os territórios, as pessoas e as tradições são os principais motes da nova edição da iniciativa, reapresentando-se como um laboratório de criação, pensamento, debate e práticas artísticas ao serviço da comunidade.
O calendário será antecipado em comparação com as últimas edições, já que o evento costuma decorrer em agosto, altura em que também arranca a . O Zigurfest está fora do cartaz deste ano desta festividade tradicional, que foi apresentado na terça-feira (27 de junho).
O presidente da Câmara de Lamego, Francisco Lopes, justificou a exclusão do festival pelo facto de a festa em honra de Nossa Senhora dos Remédios ter já uma forte vertente musical e porque a Zigurfest já tem uma “marca própria” da cultura de Lamego que merece destaque.