Um meio aéreo foi esta tarde acionado para integrar as buscas pelo homem que está desaparecido em Pereiro, no concelho de Sátão. Carlos Alberto Simões Manata, de 59 anos, é utente de um centro de repouso, instituição de onde se ausentou para caminhar.
O homem, que sofre de demência e tem algumas dificuldades de locomoção, foi visto pela última vez esta terça-feira (4 de julho). O alerta chegou às autoridades pelas 12h00 e, desde então, têm decorrido as buscas.
No terreno estão neste momento dezenas de elementos da GNR, Bombeiros Voluntários de Sátão e populares que têm estado a ajudar as equipas de socorro, avançou fonte da GNR. Durante a manhã estiveram também sete binómios (equipas com cães de busca e salvamento) da GNR de Viseu, Bombeiros Voluntários de Viseu e Lamego e duas equipas vindas de Lisboa, mas que já foram desmobilizadas. Entretanto, foi acionado o meio aéreo estacionado em Santa Comba Dão que, a par de um drone, está a sobrevoar toda a área por onde o homem possa ter andado.
Durante o dia de ontem, Carlos Alberto Simões Manata falou com as funcionárias do lar através de chamada telefónica, a quem disse estar perdido. Apesar de o telemóvel continuar ligado o homem não voltou a atender e as autoridades acreditam que este o posso ter perdido.
As buscas têm decorrido na área envolvente à instituição, zona marcada por mato e terrenos agrícolas o que “dificulta os trabalhos”, esclareceu a mesma fonte.
Aquando do desaparecimento, Carlos Alberto Simões Manata vestia t-shirt (cor vermelho), calças de fato de treino (cor cinzento) e um colete ortopédico. A GNR pede a quem tenha informações sobre o seu paradeiro que entre em contacto com o Posto Territorial da GNR do Sátão, através do número 232 981 141.