A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
A Farmácia Grão Vasco procura estar perto da comunidade e atenta às…
O ano passa a correr e já estamos no Natal. Cada mês…
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Jorge Marques
por
Vitor Santos
Depois de muito trabalho é chegada a hora de lançar o peso num dos palcos mais importantes do desporto paralímpico. O atleta Miguel Monteiro, da Casa do Povo de Mangualde, vai representar Portugal no Campeonato do Mundo que decorrerá em Paris entre 8 e 17 de julho.
As atenções vão recair em Miguel Monteiro na próxima terça-feira às oito e meia da manhã. É nessa altura que começará a prova de lançamento de peso F-40.
Antes de partir rumo à capital francesa, ao Jornal do Centro Miguel Monteiro assegura que, aconteça o que acontecer, a prova foi muito preparada pela dupla que há vários anos protagoniza com o treinador, João Amaral.
“Temos vindo a treinar bastante, preparámos muito o campeonato do mundo. A força está cá e queremos chegar à competição e fazer o melhor que sabemos: boas marcas. O objetivo é sair da competição satisfeitos connosco e com o trabalho que realizámos”, revela.
O detentor do recorde do mundo do lançamento de peso F-40: 11,60 metros, tem agora nova oportunidade de melhorar a marca. E esse, garante Miguel Monteiro, é o objetivo. “Somos capazes de o fazer. Fiz 11,23m em pista coberta no inverno. Tenho vindo a participar em provas e as marcas estão em 11 metros e qualquer coisa. Na terça-feira vou tentar lançar o mais rapidamente possível e dar o melhor de mim”, promete.
Ao Jornal do Centro, em maio deste ano, . O atleta natural de Mangualde acabava de vencer a prova de lançamento do peso, categoria F40, no World Para Athletics Grand Prix 2023, em Jesolo, Itália. Miguel Monteiro lançou o peso a 11,03 no dia 13 de maio. Nesse dia conseguiu a melhor marca mundial do ano.
O atleta paralímpico recorda que detém o título de vice-campeão mundial alcançado em 2017 e deixa a garantia. “Estou muito melhor agora do que nessa altura”. Por isso, a ambição, no mínimo, tem de manter-se. “O objetivo passa claramente por ganhar uma medalha, quanto mais dourada for, melhor. Queremos ganhar a competição, mas temos de manter a cabeça no sítio, não levantar altos voos. O nosso foco é lançar longe, fiéis ao nosso trabalho, depois logo se vê”, explica.
O início da prova de lançamento do peso F-40 é marcada por três primeiros ensaios que apuram os oito melhores atletas. São esses que, depois, fazem os últimos três ensaios. Daqui sairá o novo campeão mundial.
E para que a prova seja preparada ao detalhe, o treinador João Amaral revela que tem havido treinos duas vezes por dia. “Esta semana baixámos um pouco a carga para que a explosão do lançamento venha ao de cima”, afirma.
Treinos feitos, segue-se a viagem até Paris. O foco está na conquista de medalhas. Enquanto treinador de um atleta que estabeleceu recordes, já ganhou várias medalhas internacionais e foi também Jogos Paralímpicos 2020: Miguel Monteiro diz que “é uma honra” ser porta-estandarte, João Amaral confessa que enquanto Miguel atira o mais longe possível, fora da pista há algum sofrimento. “Interiormente sofro, mas não transmito cá para fora o que estou a sentir por dentro porque se vou mostrar que estou nervoso, não vou ajudar o atleta. Uso uma capa que não é transparente”, confidencia.
João Amaral acrescenta que procura estar “sereno e sozinho”. “Não quero ninguém perto de mim. Durante as provas dos meus atletas não sou boa companhia para ninguém. (risos)”, assinala.
A comitiva portuguesa para o Campeonato do Mundo de Atletismo é composta por 10 atletas. A competição promovida pela World Para Athletics irá decorrer no Estádio Charléty. Além de Miguel Monteiro, no lançamento de peso F40, vão representar Portugal Ana Filipe (salto em comprimento T20), Carina Paim (400m T20), Carolina Duarte (400m T13), Cláudia Santos (salto em comprimento T20), Igor Oliveira (400m T20), Mamudo Baldé (100m T54), Márcia Araújo (200m e 400m T12), Sandro Baessa (1500m T20) e Sara Araújo (100m e 200m T12).
A delegação nacional parte para Paris no dia 8 de julho no voo TP442 com partida prevista para as 12h25 do Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa. O Campeonato do Mundo de Atletismo Paris’2023 terá 1.330 atletas de 107 países em competição e mais de 1.000 oficiais e elementos de staff.