A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
A Farmácia Grão Vasco procura estar perto da comunidade e atenta às…
O ano passa a correr e já estamos no Natal. Cada mês…
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Jorge Marques
por
Vitor Santos
A Direção do Académico de Viseu reagiu esta quarta-feira (dia 5 de julho) à não inscrição da equipa sénior de andebol na segunda divisão, tendo informado que a Direção do clube irá assumir a gestão do departamento ligado ao andebol, destituindo assim a Comissão até agora responsável pela modalidade do clube.
Os dirigentes máximos do Académico de Viseu acusam um dos responsáveis da Secção de Andebol de informar os pais dos atletas da modalidade de que “a parte maioritária da culpa pelo término desta modalidade foi atribuída a esta Direção”. Deste modo, a Comissão responsável pela Secção de Andebol foi destituída, tendo-se iniciado “a formação de uma nova Comissão”.
Deste modo, a Direção do clube irá reunir-se com os pais dos atletas de andebol esta sexta-feira, “para que a comunicação sobre o futuro possa ser franca, transparente e honesta, conceitos que, desde a tomada de posse da Comissão Administrativa, em setembro de 2022, sempre foram estranhos à Comissão responsável pela Secção de Andebol”, informam os dirigentes máximos na publicação do Facebook.
Segundo a mesma publicação, o objetivo da Comissão Administrativa – que vigorou até dia 2 de junho e que foi depois sucedida pela nova Direção do Académico – foi, desde março deste ano, altura em que terá sido realizada uma reunião com os elementos responsáveis pelo andebol, a definição de uma “estratégia de médio/longo prazo para a modalidade do Clube”. Um mês depois, em abril, aquando de uma nova reunião, terá sido transmitida uma nova metodologia de trabalho a implementar. Assim, de acordo com o comunicado, “esta forma de trabalho e, acima de tudo, os princípios basilares subjacentes, como o rigor, a transparência e a honestidade, foi explicada e transmitida à Comissão responsável pela Secção de Andebol”.
De acordo com o mesmo comunicado, contudo, a
A Direção do Académico afirmou ainda que pretende uma participação do clube “em ligas e competições dos maiores patamares possíveis”. Contudo, ressalvou que este tipo de participações “tem que ser acompanhada por um orçamento responsável e também por financiamento estável e previsível, ferramentas que permitam ao Académico desenvolver a sua atividade de forma sustentada”. A decisão de não inscrever as equipas seniores masculina e feminina na próxima época terá sido tomada pela Comissão responsável pela Secção de Andebol e transmitida numa reunião realizada no dia 14 de junho, após a realização da liguilha. Durante a mesma, os elementos da Direção terão então dirigido o seu foco “para as matrizes do andebol de formação para a época 2023/2024”.
Depois desta data, de acordo com o anunciado esta quarta-feira, a Direção terá solicitado informação aos elementos responsáveis pela modalidade, sendo que até à data da publicação do comunicado não terão recebido nenhuma resposta. As contas da modalidade de andebol do Académico de Viseu “que não façam parte do grupo de páginas oficiais do clube” serão também canceladas.
O Jornal do Centro contactou a antiga Comissão responsável pela Secção de Andebol, que optou, por enquanto, por não comentar a situação.