A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
A Farmácia Grão Vasco procura estar perto da comunidade e atenta às…
O ano passa a correr e já estamos no Natal. Cada mês…
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Jorge Marques
por
Vitor Santos
A Câmara de Sernancelhe vai inaugurar no próximo dia 4 de agosto o novo Espaço Empresarial do concelho, que contou com um investimento de 2,9 milhões de euros, apoiado por fundos comunitários.
A comissária europeia Elisa Ferreira estará presente na cerimónia de inauguração do espaço onde já estão instaladas uma dezena de empresas que operam em áreas como a engenharia metalomecânica, a rotulagem de alta precisão, a saúde, a construção civil, a charcutaria, a eletricidade e eletrónica, os eletrodomésticos e o aquecimento central.
Segundo a autarquia presidida por Carlos Santiago, o Espaço Empresarial Terra da Castanha tem uma área superior a 47 mil metros quadrados e envolveu a construção de 30 lotes, com o objetivo de criar 200 postos de trabalho diretos. Um número que já “peca por defeito, pois só duas das empresas ali instaladas têm visto a sua atividade crescer de forma exponencial, empregando mais de 50 pessoas cada”, sublinha o município.
A zona, situada junto à Estrada Nacional 229 e a poucos metros do centro de Sernancelhe, foi construída em quatro fases e, nesta altura, estão a ser instalados os pavilhões da última fase. A Câmara aponta que a procura tem sido elevada, “estando já em laboração dez empresas e vários pavilhões em construção”.
O Espaço Empresarial Terra da Castanha está também localizado a menos de 50 minutos da A24, A25 e IP2. Sernancelhe fica a cerca de 90 quilómetros de distância da fronteira de Vilar Formoso, a 177 quilómetros do Aeroporto Francisco Sá Carneiro e do Porto de Leixões e a 142 quilómetros do Porto de Aveiro.
A Câmara diz ainda que o concelho tem sido um “exemplo no aumento das exportações”, com um volume de negócios que ultrapassou os 67 milhões de euros derivados sobretudo do comércio e da indústria transformadora.
O executivo defende também as medidas de apoio às empresas que se instalam no concelho, como benefícios fiscais ao nível do IMI e IMT, cuja percentagem “é calculada em função do interesse e impacto da atividade para a economia concelhia”.
“Ano após ano, Sernancelhe tem sido apontado ainda como referência no setor empresarial e, no ano 2020, voltou a figurar no ranking das maiores empresas do distrito, com 11 indústrias cuja atividade gera retorno para toda a economia local e contribui muito positivamente para a balança nacional”, acrescenta o município na nota.
A Câmara também aponta o aumento de empresas e de empregabilidade como um dos fatores por detrás do aumento da população constatado nos últimos Censos, em 2021. O concelho Censos2021: políticas imateriais e económicas fazem Viseu e Sernancelhe crescer.