Não vamos a casa da avó, mas preparem-se para um regresso aos…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
Há lugares que não são apenas para comer – são para partilhar….
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Gabriel Mondina
por
Jorge Marques
Mais de uma centena de produtores de gado do concelho de Resende recebem na próxima terça-feira (25 de julho) novos incentivos à criação de animais da raça arouquesa, ovinos e caprinos.
Segundo a Câmara local, são 105 os criadores contemplados num investimento de mais de 25 mil euros. Os apoios abrangem 848 animais, incluindo 229 de raça arouquesa.
Os produtores receberão os incentivos ao abrigo das Normas Reguladoras de Atribuição de Incentivos à Criação de Gado Bovino Tradicional, estabelecidas pela autarquia.
“Com a atribuição destes incentivos, o município de Resende pretende ajudar os produtores de gado, dando um contributo para a economia rural da região, que tem uma grande tradição na criação de gado, sobretudo na Serra de Montemuro e, consequentemente, contribuir para a fixação da população e para o desenvolvimento da produção agropecuária”, salienta o município em comunicado.
A entrega vai ter lugar na Feira de S. Cristóvão, que decorre há mais de 100 anos na região.
Reza a lenda que, no dia da feira, juntava-se a população das redondezas para fazer procissões de penitência, celebrando uma eucaristia na Capela de São Cristóvão. Ao mesmo tempo, aproveitavam a realização de uma feira de gado nas proximidades para efetuarem os seus negócios, conviverem e fazerem a merenda.
A missa campal está agendada para as 11h00. Do programa da feira deste ano consta ainda o Concurso Pecuário de Bovinos de Raça Arouquesa, marcado para as 09h30, e a entrega de prémios às 12h00, bem como uma mostra de touros e carneiros às 16h00.