Não vamos a casa da avó, mas preparem-se para um regresso aos…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
Há lugares que não são apenas para comer – são para partilhar….
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Gabriel Mondina
por
Jorge Marques
A aldeia de Guedieiros, no concelho de Tabuaço, recebe este fim de semana (28 a 30 de julho) a “mais pitoresca de todas as festas”, a Ronda da Rua Velha. O evento, que vai agora na quinta edição, é considerado “o mais excêntrico e original evento ligado a gastronomia e vinhos no concelho de Tabuaço”, refere a Câmara Municipal.
A Ronda da Rua Velha, que atrai milhares de pessoas a uma das mais pequenas localidades do concelho, propõe uma junção de gastronomia, vinhos e animação musical numa das “mais incríveis experiências” do género.
A pequena povoação vai encher-se de tascas, botecos e adegas típicas com o melhor da gastronomia e vinhos que Tabuaço tem para oferecer, além de uma “discoteca da palha”. O certame vai abrir as portas pelas 18h00 na sexta-feira (dia 28) e às 12h00 no sábado (dia 29) e domingo (dia 30).
Pelas ruas vão estar gaiteiros, fadistas, tunas, concertinas e artistas de teatro. No cartaz estão previstas atuações do Grupo de Bombos Zés Pereiras, Vira Vadio, Cristina Marques, ZiNGARUS, Grupo de Bombos de Canas, Grupo de Concertinas de Távora, Tucata, Os Malamados, Concertinas de Riodades, O Homem da Gaita, DJ Ruuze, Os Roleses – Gaiteiros de Urrós, Grupo de Cantares de Barcos, Teatraço – Teatro Amador de Tabuaço, Banda de Música de Sendim e Concertinas de Sendim.
Organizada pela associação “Caracóis da Calçada” e com o apoio da Câmara de Tabuaço, a Ronda da Rua Velha é um dos eventos âncora das comemorações do Douro Cidade Europeia do Vinho no concelho.
Os organizadores justificam o sucesso do evento com o “contacto direto com as raízes, usos e costumes mais profundos” em Guedieiros e sublinham que esta é a “melhor forma de dinamizar e dar a conhecer a aldeia, mostrar os costumes das suas gentes e, obviamente, criar laços” com os visitantes.