Os cães-guia nascem com uma missão: devolver a liberdade aos seus utilizadores….
Fundada em Castro Daire há mais de 35 anos, a Paviléctrica entra…
No episódio de “A Comer é que a Gente se Entende”, o…
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Carlos Vieira
por
Jorge Marques
A Câmara de Cinfães aprovou a atribuição de três novos apoios a médicos de família que vão ficar no concelho, foi anunciado esta sexta-feira (28 de julho). Os profissionais vão trabalhar nas localidades de Cinfães, Moimenta e Oliveira do Douro.
Os apoios foram aprovados na última reunião do executivo municipal, que continua com a política de atração e fixação de clínicos.
Os subsídios são de 200 euros mensais para cada médico que venha trabalhar para Cinfães e que não tenha habitação própria e permanente.
Além do apoio mensal para ajudar no pagamento de despesas, nomeadamente na compra ou arrendamento da casa e nas deslocações para o centro de saúde, os médicos usufruem de outras regalias como a isenção no pagamento de taxas relativas a licenças de construção, beneficiação e ampliação de casa para habitação própria e permanente.
Os profissionais de saúde beneficiam também de uma redução em 30 por cento das tarifas de água, saneamento e recolha de resíduos sólidos, do acesso gratuito às piscinas do concelho e aos espetáculos culturais e do apoio jurídico em processos motivados por factos que possam ocorrer no exercício das funções.
A Câmara de Cinfães apoia desde 2014 os médicos de família que se fixem no concelho, como resposta à falta de profissionais no concelho.
A Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados de Cinfães emprega atualmente 14 médicos, 17 enfermeiros e 13 outros profissionais, entre secretários clínicos e outros funcionários.