Lágrimas, abraços, silêncio, euforia e acenos. Houve de tudo durante a passagem do Papa Francisco na Avenida da Liberdade, em Lisboa. Vários jovens da Diocese de Viseu que estão a participar na Jornada Mundial da Juventude (JMJ) viveram um dos momentos mais marcantes do evento religioso, que decorre até domingo (6 de agosto).
“Foi uma sensação muito boa, é muita emoção, gritámos imenso pelo Papa. Havia muita gente na Avenida da Liberdade, onde estamos, e todos ficaram em êxtase”, contou ao Jornal do Centro um dos peregrinos que integrava um grupo com dezenas de viseenses.
O líder da Igreja Católica acenou aos milhares de peregrinos no papamóvel, num percurso que terminou no palco do Parque Eduardo VII, para o primeiro encontro com jovens na JMJ.
“Foi entusiasmante ver o Papa a circular bem perto dos jovens. A emoção que ficou neles após a sua passagem e breve aceno é indescritível”, conta outro peregrino que garantiu um lugar bem perto do palco onde decorre a cerimónia, que terá a duração estimada de uma hora e meia e que tem na sua génese as palavras-chave alegria, encontro e peregrino.
Já o coordenador do Comité Organizador Diocesano de Viseu para a JMJ, Fernando Chapeiro, destacou a marca que este momento terá nos jovens. “Foram inúmeras as reações, mas todas de profunda emoção, entusiasmo e alegria. Não é só a passagem, mas sim a reação dos jovens após a passagem”, disse.
O Papa entrou no palco da cerimónia de Acolhimento às 17h34, sendo recebido por um ambiente festivo e colorido pelas centenas de milhares de peregrinos presentes, numerosas bandeiras desfraldadas dos mais de 180 países representados nesta JMJ. No palco estava uma representante da Pastoral Juvenil da Diocese de Viseu, Alexandra Ferreira.
Naquele que é o terceiro dia da Jornada, Francisco ouviu a música “Joyful, joyful”, interpretada pela cantora Mimi Froes, acompanhada pelo coro e pela orquestra da JMJ, compostos por 210 cantores e 100 músicos de todas as dioceses de Portugal, dirigidos pela maestrina portuguesa Joana Carneiro. A música foi acompanhada de uma coreografia de jovens em cima do palco.
Os peregrinos aguardam agora pela mensagem de abertura do Papa Francisco na JMJ, que decorre até domingo, em Lisboa.