A psicóloga acaba de lançar “O Mundo cabe no coração de uma…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
No quarto episódio do programa “Bem-Vindo a”, tivemos o prazer de conversar…
por
André Rodilhão - Destak Imobiliária
por
Ana Rodrigues Silva
por
Eugénia Costa e Jenny Santos
1661 – As autoridades holandesas reconhecem o domínio de Portugal sobre Angola, S. Tomé e Brasil. Haia conserva Ceilão.
1809 – Nasce o poeta inglês Alfred Tennyson, autor de “Crossing the Bar”.
1881 – Nasce Alexander Fleming, cientista, Nobel da Medicina em 1945, pela descoberta da penicilina.
1914 – Grande Guerra 1914-18. O Império Austro-Húngaro declara guerra à Rússia. A Sérvia e o Montenegro declaram guerra à Alemanha.
1915 – Bernardino Luís Machado Guimarães é eleito Presidente da República Portuguesa, em sessão especial do Congresso, dois meses antes do termo do período presidencial anterior.
1919 – António José de Almeida é eleito Presidente da República Portuguesa, em sessão do Congresso.
1923 – Manuel Teixeira Gomes é eleito Presidente da República Portuguesa. Diplomata e escritor, Teixeira Gomes é autor de “Novelas Eróticas”, “Sabina Freire”, “Maria Adelaide”.
1928 – Nasce o artista plástico norte-americano Andrew Warhol, Andy Warhol, referência da Pop Art, ilustrador de publicidade, autor das serigrafias das latas “Campbell’s Soup”.
1940 – II Guerra Mundial. Começa a Batalha do Norte de África, com a invasão da Somalilândia britânica, pelas forças italianas.
1943 – II Guerra Mundial. Batalha do Golfo de Vella, entre os EUA e o Japão, pelo controlo das Ilhas Salomão.
1944 – II Guerra Mundial. Libertação de Nantes, em França. As forças aliadas chegam aos arredores de Brest e os alemães tentam reconquistar Avranches.
1945 – II Guerra Mundial. Hiroshima: O bombardeiro norte-americano B-29, Enola Gay, lança a primeira bomba atómica no centro da cidade japonesa.
1962 – Independência da Jamaica no âmbito da Comunidade Britânica.
1966 – É inaugurada a ponte sobre o Tejo batizada com o nome de Salazar, em Lisboa, atual Ponte 25 de Abril.
1973 – Guerra Colonial. António de Spínola, Governador da Guiné e Comandante das forças portuguesas no território, é destituído e regressa a Portugal.
– Guerra do Vietname. Bombardeiros norte-americanos atacam, por engano, a cidade cambodjana de Neak Long.
1978 – Morre, aos 80 anos, o Papa Paulo VI.
1990 – Conflito no Golfo. A resolução 660 do Conselho de Segurança da ONU condena a invasão do Kuwait e exige a “retirada imediata e incondicional” das forças iraquianas.
1991 – A Amnistia Internacional faz o lançamento mundial do “dossier negro” da ocupação de Timor-Leste pela Indonésia.
– O cientista inglês Tim Berners-Lee publica a primeira página na World Wide Web.
1993 – A Metro do Porto é formalmente constituída, tendo como acionistas a AMP (80%), a CP (15%) e Metro de Lisboa (5%). O conselho de administração é composto pelo presidente da Câmara do Porto e da Junta Metropolitana do Porto, Fernando Gomes, pelo presidente da Câmara da Maia e vice-presidente da JMP, Vieira de Carvalho, e pelo presidente da CP, em representação do Estado.
2001 – A Presidente da Indonésia Megawati Sukarnoputri autoriza a criação de um tribunal para julgar os crimes contra a humanidade em Timor-Leste em 1999.
– O guião de “Citizen Kane”, de Orson Welles, escrito pelo realizador e por Herman Mankiewicz, é eleito o melhor de sempre.
– Morre, aos 88 anos, o escritor brasileiro Jorge Amado, autor de “Gabriela Cravo e Canela” e “Capitães de Areia”, entre outros.
2002 – Morre, com 76 anos, Liberto Molina pintor de origem espanhola a residir em Portugal desde os anos 1960.
2003 – É inaugurado o Complexo Alvalade XXI, em Lisboa.
– Morre o jornalista e empresário brasileiro Roberto Marinho, fundador da Rede Globo. Tinha 98 anos.
2005 – Morre, aos 56 anos, Robin Cook, antigo ministro britânico dos Negócios Estrangeiros, do Partido Trabalhista.
– Morre, com 77 anos, o músico e compositor cubano Ibrahim Ferrer, um dos
membros mais célebres do mítico grupo musical “Buena Vista Social Club”.
2007 – Xanana Gusmão é indigitado novo primeiro-ministro de Timor-Leste. A nomeação de Xanana pelo Presidente José Ramos-Horta é seguida de violentos incidentes em Baucau e Díli.
– Morre, aos 86 anos, Heinz Barth, criminoso de guerra nazi, conhecido como “o assassino de Oradour-sur-Glane”, pela sua implicação no massacre cometido pelas SS em França, no final da II Guerra Mundial.
2008 – A central nuclear francesa de Tricastin, no Sul de França, regista o sexto incidente num mês, ao verificarem-se fortes fugas de carbono 14 gasoso.
– Morre, com 71 anos, o dramaturgo inglês Simon Gray, autor de mais 30 peças para o palco e a televisão, entre as quais “Butley” e “O idiota”, adaptada do romance homónimo de Dostoievski.
2009 – Morre, com 59 anos, John Hughes, realizador e argumentista norte-americano autor de “Sozinho em casa”, “Beethoven” e “Pretty in Pink”.
2010 – Morre, aos 62 anos, o historiador de origem britânica Tony Judt, em Nova Iorque. É autor da “História da Europa do Pós Guerra”, de “O Século XX Esquecido” e de “Um Tratado dos Nossos Atuais Descontentamentos”.
2011 – Primeira noite de confrontos em Tottenham, norte de Londres. Vários manifestantes juntam-se em frente a um posto de polícia em protesto contra a morte de Mark Duggan, 29 anos. Lançam cocktails molotov, incendeia carros da polícia, edifícios e um autocarro de dois andares.
2012 – O primeiro-ministro sírio, Riad Hijab, deserta e junta-se à oposição em protesto contra o “genocídio” que o Presidente, Bashar al-Assad, está a cometer na Síria.
– Morre, aos 68 anos, Marvin Hamlisch, compositor norte-americano, responsável por diversas bandas sonoras e espetáculos galardoados, como o musical da década de 1970 “A Chorus Line”.
2014 – A Presidente da Libéria, Ellen Johnson Sirleaf, declara o estado de emergência ao salientar que a epidemia do vírus Ébola “exige medidas extraordinárias para a sobrevivência do Estado”.
2015 – O Presidente do Egito, Abdel Fattah al-Sissi, inaugura a segunda rota do canal do Suez, numa cerimónia com a presença de chefes de Estado estrangeiros, entre os quais o Presidente de França, François Hollande. Portugal está representado pelo secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação, Luís Campos Ferreira.
2016 – O Presidente em exercício do Brasil, Michel Temer, declara oficialmente abertos os Jogos Olímpicos da XXXI Olímpiada, no Rio de Janeiro.
– Morre, com 93 anos, Ivo Pitanguy, cirurgião plástico brasileiro considerado um “papa” da cirurgia estética.
2018 – Morre, aos 73 anos, Joël Robuchon, o ‘chef’francês com mais estrelas, 32, do guia Michelin no mundo.
2019 – O Presidente moçambicano, Filipe Nyusi, e o líder da Renamo (maior partido da oposição) assinam, em Maputo, o Acordo de Paz e Reconciliação Nacional.
– O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, promulga a Lei de Bases da Habitação com dúvidas sobre a “concretização das elevadas expectativas suscitadas” e aponta a “excessiva especificação” do diploma.
– A revisão do Estatuto dos Magistrados Judiciais é promulgada pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, que diz compreender a valorização da magistratura, mas alerta para o acentuar da desigualdade de tratamento em relação a outras carreiras.
– O português João Godinho vence o prémio Compositor Europeu, no âmbito do festival internacional Young Euro Classic, em Berlim.
2020 – Morre, aos 77 anos, Fernanda Lapa, atriz e encenadora, diretora artística da Escola de Mulheres desde a sua fundação, em 1995. Distinguida com vários prémios, como o Sete de Ouro para melhor encenação em 1992, Globo de Ouro para melhor espetáculo por “A Mais Velha Profissão”, em 2005, e no mesmo ano a Medalha de Mérito Cultural, do Ministério da Cultura.
– Morre, aos 90 anos, Teresa Black, pintora, formou o Grupo Pitágoras com os artistas Ló, Garizo do Carmo e Ormond Fannon.
2021 – Morre, aos 77 anos, José Carreira Marques, antigo presidente da Câmara de Beja, deputado à Assembleia Constituinte e à Assembleia da República (na I e II Legislaturas).
Em 2022 – O canoísta português Fernando Pimenta conquista a medalha de prata em K1 1.000 metros, falhando a revalidação do título mundial, no Canadá, uma hora depois de ter sido bronze nos não olímpicos K1 500 metros.
– O canoísta português Fernando Pimenta conquista a medalha de bronze em K1 500 metros, não olímpicos, na primeira das quatro finais que o limiano vai disputar nos mundiais da modalidade, em Halifax, no Canadá.