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Jorge Marques
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Pedro Baila Antunes
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Joaquim Alexandre Rodrigues
A região demarcada do Dão vendeu 2,5 milhões de litros no primeiro semestre deste ano. As vendas diminuíram em volume, mas aumentaram em termos de valor.
Segundo dados do Instituto da Vinha e do Vinho (IVV), as vendas em volume baixaram 12 por cento, ficando com uma quota de mercado de 4,5%. Este registo relativo aos meses de janeiro a junho é inferior em comparação com o , quando o Dão vendeu 2,9 milhões de litros e tinha uma quota de 5,1% em volume.
Já as vendas em valor aumentaram 5,3% para os 16,8 milhões de euros, ficando o Dão com uma quota de 4,8%.
A maior parte das vendas da zona demarcada destinou-se ao setor da distribuição, para onde foram expedidos 1,7 milhões de litros. Já para a restauração, foram comercializados 860 mil litros.
Também segundo os dados do IVV, as vendas aumentaram no Douro e nas Terras de Cister, que incluem a zona de Távora-Varosa, tanto em volume como no valor.
No Douro, que junta concelhos do norte do distrito como Lamego, Armamar, Tabuaço e São João da Pesqueira, as vendas aumentaram 1,8% em volume para os 7,4 milhões de litros e 6,2% no valor para os 74,4 milhões de euros. A região vendeu 4,9 milhões de litros para a distribuição e 2,5 milhões para os restaurantes.
Já as Terras de Cister, que abrangem Moimenta da Beira, Penedono, Sernancelhe e Tarouca, venderam 16.910 litros, mais 11%, resultando num volume de negócios de 160 mil euros. As vendas em valor aumentaram 31,2%. A restauração foi o principal motor das vendas desta zona, que comercializou mais de 13 mil litros. Para a distribuição, saíram da região 3.288 litros.
O preço médio também aumentou em todas as regiões demarcadas do distrito de Viseu. No Dão, subiu 19,7% em comparação com o primeiro semestre do ano passado, ficando agora nos 6,50 euros por litro.
Já o preço dos vinhos do Douro subiu 4,3% para os 10,01 euros. Nas Terras de Cister, o preço médio aumentou 18,1% para os 9,51 euros.
A maioria das vendas dos vinhos do Dão e do Douro pertencem aos néctares classificados com o selo DO (Denominação de Origem). A IG (Indicação Geográfica) é o ‘campeão’ das vendas nas Terras de Cister.
Em Portugal, as vendas de vinho até junho aumentaram 6,8% para os 551,5 milhões de euros. Em volume, foram comercializados mais de 133 milhões de litros a nível nacional.
Produção de vinho em Portugal deve aumentar 8% na campanha de 2023/2024, o IVV prevê um aumento da produção em 10% no Douro e no Távora-Varosa na campanha 2023/2024. Para o Dão, o instituto não prevê oscilações e prevê “uma produção semelhante à campanha passada”, com uma qualidade das uvas “boa”.