A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
A Farmácia Grão Vasco procura estar perto da comunidade e atenta às…
O ano passa a correr e já estamos no Natal. Cada mês…
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Jorge Marques
por
Vitor Santos
A “Casinha de leitura”, inaugurada o mês passado no Parque Urbano de Tondela, segundo o município, está a ter uma boa adesão por parte dos habitantes e visitantes do concelho.
Na estrutura de madeira, em formato de casa, foram colocados, no início do mês de julho, cerca de uma centena de livros e muitos deles “voaram”. Prova do sucesso deste projeto, que visa incentivar o gosto pela leitura, é que na casinha foram colocados muitos livros por parte dos munícipes e que não pertenciam à autarquia.
A ideia da “Casinha de leitura” é que os cidadãos que se deslocam ao Parque Urbano possam pegar num livro, enquanto desfrutam do ambiente da zona de lazer, podendo ainda, caso preferiram, levá-los para casa, entregando-os no mesmo sítio após a sua leitura. As pessoas têm ainda a possibilidade, caso gostem muito de uma determinada obra, de poderem ficar com a mesma, substituindo-a por outra que tenham na sua biblioteca caseira, algo que já aconteceu nesta iniciativa.
Os serviços da Biblioteca Municipal Tomaz Ribeiro têm estado a monitorizar o funcionamento da casinha, acrescentando novas obras e substituindo outras, fazendo um balanço positivo deste projeto. Em estudo, e após algumas solicitações, está também a colocação na estrutura de livros em inglês.
A “Casinha de leitura” é um projeto destinado à promoção do livro e da leitura junto de crianças, jovens, adultos e população sénior. A iniciativa foi criada com o objetivo de levar obras literárias às pessoas que não podem deslocar-se à Biblioteca Municipal Tomaz Ribeiro. A Câmara Municipal de Tondela deseja, no futuro, abrir mais “Casinhas de leitura”, noutros pontos do concelho.