Não vamos a casa da avó, mas preparem-se para um regresso aos…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
Há lugares que não são apenas para comer – são para partilhar….
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Gabriel Mondina
por
Jorge Marques
A freguesia de Beselga, em Penedono, organiza por estes dias a Festa em Honra do Divino Senhor dos Passos. As festividades, que começaram na passada segunda-feira com a Festa do Emigrante, vão culminar nos últimos dias de agosto e primeiros de setembro.
A 27 de agosto, o dia é preenchido com o tradicional Jogo do Porco às 15h00 e a atuação do grupo de concertinas Diatónico às 17h00. No dia 28, três padres (Abel, Carlos e Francisco) vão subir ao palco a partir das 21h30 para animar os populares de Beselga. E, no dia 29, há noite de bingo à mesma hora.
A Estudantina Universitária de Viseu chega a Beselga no dia 30. A 31 de agosto, o DJ O Poeta vai animar uma noite de karaoke.
No dia 1 de setembro, há torneio de sueca às 14h30, baile com o grupo musical Uskadkasa às 22h00 e o DJ O Poeta às 03h00 da madrugada.
As celebrações culminam no fim de semana de 2 e 3 de setembro. No dia 2, sábado, a Banda Filarmónica de Penedono ‘acorda’ Beselga a partir das 08h00. Seguidamente, há missa e sermão em honra do Divino Senhor dos Passos às 17h30. Uma hora depois, começa a procissão.
À noite, a banda Arkadia toca às 22h00. Está também previsto fogo de artifício à meia-noite e a última atuação do DJ O Poeta às 03h00.
No dia 3, domingo, vai ter lugar a segunda procissão seguida de missa em honra do Senhor dos Passos às 11h00. A Banda Musical de Gouviães toca às 15h30 e, à noite, pelas 22h00, há baile com o grupo musical Bora Lá.
Por fim, a 4 de setembro, segunda-feira, decorre o jogo de futebol entre solteiros e casados às 11h00, seguido de jogos tradicionais a partir das 15h30 e o baile com o organista Vítor Ferreira às 22h00.
As festas do Divino Senhor dos Passos em Beselga são já uma tradição centenária (173 anos) naquela localidade. Desde 1850, no primeiro domingo de setembro, a procissão sai à rua e junta centenas de pessoas reunidas pela festa, mas também para pedir e dar graças.