Não vamos a casa da avó, mas preparem-se para um regresso aos…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
Há lugares que não são apenas para comer – são para partilhar….
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Gabriel Mondina
por
Jorge Marques
A aldeia de Barcos, em Tabuaço, recebe nos dias 23 e 24 de setembro a Festa das Vindimas. O evento, que celebra a atividade vinhateira nesta localidade do norte do distrito de Viseu, junta provas de vinho e azeite, barraquinhas de produtos locais e animação.
“Com um programa cultural variado, é durante estes dois dias que se abrem lagares e se pisam uvas, relembram-se tempos antigos, promovem-se os jogos tradicionais que acontecem espontaneamente numa ou outra ruela”, frisa a Câmara de Tabuaço, que promove a iniciativa com a junta de freguesia local.
O presidente da União de Freguesias de Barcos e Santa Leocádia, Fernando Barradas, sublinha que o sucesso da Festa das Vindimas “está intimamente ligado à colaboração e ao entusiasmo da própria população”.
A animação inclui danças de roda, ranchos, cantares ao desafio, fado, artes circenses e teatro de rua. O evento também terá uma vertente solidária com a tradicional Caminhada Vinhateira, cujas receitas revertem este ano para a Liga Portuguesa Contra o Cancro.
A presidente da Câmara de Tabuaço, Anabela Oliveira, destaca a “festa da comunidade” onde se destacam “os usos, costumes e tradições”. “E é esta ligação à terra e às nossas raízes que fazem da Festa das Vindimas uma das mais aguardadas”, diz acrescentando a importância de o evento integrar a programação do Douro Cidade Europeia do Vinho.
A autarca adianta ainda que o evento poderá vir a contar com a presença da ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, que “recebeu o convite” para participar no evento.
A Festa das Vindimas abre as portas às 15h00 do dia 23, sábado, e termina depois das 20h00 de dia 24, domingo.